Você está aqui: Notícias > Charge e cartum: Competição de representações gráficas empolga estudantes
Charge e cartum: Competição de representações gráficas empolga estudantes
Publicado em: 27/11/2020 às 11:00
Mais de 40 trabalhos concorreram, em diferentes gêneros textuais
Criativa e atual. Assim foi a produção de representações gráficas promovida nas Unidades de Toledo e de Cascavel da Universidade Paranaense – Unipar. A proposta foi da professora de Língua Portuguesa Silvana Vaillões, na disciplina de Linguagem e Interação.
Em Toledo, participaram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Cosmética, Educação Física, Fisioterapia e Farmácia. Em Cascavel, a competição reuniu alunos dos cursos de Direito, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Biomedicina e Estética e Cosmética.
A professora explica que o conteúdo programático da disciplina envolve o estudo de vários gêneros textuais, pertinentes à escrita acadêmica e também em relação à interação com o mundo. Diante de bons trabalhos, que incluíram charge, cartum, tira e quadrinhos, a ideia foi fazer dessa atividade avaliativa uma competição.
“Esse gênero textual propicia pensamento crítico sobre o contexto social vivido, pois trabalha com humor e criatividade as questões de nosso cotidiano, fazendo com que reflitamos sobre nossa realidade”, afirma.
Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de professores e surpreenderam. Teve representação da pandemia da covid-19, fome, pobreza, machismo, cultura do estupro, devastação ambiental, questões educacionais e isolamento social, dentre outras.
Os vencedores por Unidade foram: De Toledo - Isabela Usinger (1º), Gustavo Geremias, Thais Lanz e João Schuh (2º), Letícia Wagner (3º) e William Pegoraro (4º); De Cascavel - Augusto Kutcher e Eloísa Paludo (1º), Bruno José Branco (2º), Maiara Viapiana (3º) e Maria Cavalheiro e Dalmo Vanderson (4º).
Padrão de beleza
A acadêmica Isabela Usinger destaca que obter o primeiro lugar foi inesperado, pois todos os desenhos estavam incríveis. “Eu me inspirei no tema favorito de muitas comédias românticas dos anos 2000, a menina que não se adequa aos padrões de beleza impostos pela sociedade e sente a urgência de mudar toda sua aparência e até personalidade para se adequar e se tornar desejada”, conta.
Os ganhadores foram agraciados com um jantar e prêmios da Valente Personalizados, Botequim da Esquina, Savannah Concept e Encantos Papelaria & Presentes.