UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Serviços  >  Farmácia Escola

Serviços

Farmácia Escola

A FARMÁCIA DA PARTILHA é um convênio entre a Paróquia São Francisco de Assis e a UNIPAR, através de um Projeto de Extensão. O espaço físico (120 m2) utilizado pertence à Paróquia e o farmacêutico é mantido pela Universidade, que também mantêm seus acadêmicos do curso de Farmácia em estágios supervisionados Curriculares Obrigatórios (ESCO) e não obrigatórios (ESCNO). Projeto executado em parceria com a Paróquia São Francisco de Assis, representando uma alternativa à situação do difícil acesso aos medicamentos. Tem como objetivo prestar serviço à comunidade e colocar o aluno em contato com o público, promovendo o relacionamento humano, com pessoas de diferentes idades e condições sociais. Esta atividade visa promover a aquisição de experiências e desenvolver aptidões no exercício da profissão, bem como realizar a dispensação e orientação ao paciente quanto ao uso racional de medicamentos.

Histórico

Experiência inédita, que nasceu da necessidade premente de grande parte da população e do idealismo de Frei Daniel Heinzen, no ano de 1996. Abril de 1997 - A UNIPAR iniciou o Projeto "Estágio em Farmácia da Paróquia São Francisco de Assis" Abril de 1998 – A UNIPAR contratou uma farmacêutica, aumentando o horário de funcionamento da Farmacia de 4 horas para 8 horas diárias e a legalizando a Farmácia junto ao Conselho Regional de Farmácia, além de supervisionar os estagiários, melhorando a qualidade de atendimento no momento da dispensação do medicamento à população. Em 2004, foram implantados os ambientes especiais de atendimento, sala de administração de injetáveis, inalação e verificação da pressão arterial. Em 2005 e 2011, o projeto da FARMÁCIA DA PARTILHA recebeu, da Fundação Banco do Brasil, o prêmio Tecnologia Social e certificou o projeto como “Tecnologia social reaplicável em outras comunidades no país”.

Beneficiários

A dispensação é efetuada gratuitamente, mediante apresentação da prescrição médica do SUS ou da Prefeitura Municipal de Umuarama. O estagiário dispensa o medicamento, orientando sobre o modo correto de usar e dando as informações necessárias, sob supervisão de farmacêutico responsável. Os pacientes da FARMÁCIA DA PARTILHA são cadastrados, com acompanhamento de sua situação sócio- econômica e farmacoterapêutica. Conta com 30 estagiários do ESCO e 15 estagiários do ESCNO, além de dois bolsistas trabalho, sob a do Coordenador do Projeto e da Farmacêutica responsável.

Estatísticas

Atendendo à população de Umuarama e distritos, A Farmácia da Partilha comemora os bons resultados obtidos em 2013, foram atendidas mais de 26.000 mil pessoas e aproximadamente 1.002.337 unidades de medicamentos, avaliados em torno de 1.326.988,28 mil reais. Os atendimentos, além de aperfeiçoarem os conhecimentos dos acadêmicos mostram a verdadeira responsabilidade na sua formação. A informação, assessoramento e orientação ao paciente prestada pelos acadêmicos na Farmácia da Partilha fazem com que se aplique na prática, um resgate da verdadeira função ser “Farmacêutico”.

Redes sociais