UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

Você está aqui: Serviços  >  Brinquedoteca

Serviços

Brinquedoteca

O Projeto de Extensão Universitária Brinquedoteca: Espaço Lúdico-Científico foi criado em 1999 com o objetivo de favorecer a aprendizagem, a brincadeira e a fantasia. Para tanto, seus espaços estão divididos em: faz-de-conta, sala de jogos, camarim, biblioteca, mercadinho, escolinha, meios de transporte, miniatura e artes. Além disso, o espaço externo propicia o brincar com amarelinha, perna-de-pau, carrinhos, atividades com arco, bola, corda e play ground etc. As crianças vão para brincar livremente, sossegada, sem preocupações permitindo a expressão da criatividade, estímulo e a manifestação de suas potencialidades.

Objetivo Geral: Propiciar momentos de recreação e lazer que oportunizam a melhoria dos laços afetivos e de aprendizagem.

Objetivos específicos: - oferecer oportunidade para as crianças expressarem seus sentimentos, através dos brinquedos e brincadeiras; - promover integração entre UNIPAR e entidades sociais e UNIPAR e rede municipal, estadual e particular de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; - ampliar a área de estágio curricular e extracurricular para acadêmicos e professores da instituição, cursos de pós-graduação e áreas afins; - promover cursos e palestras acerca de temas como brinquedos, brincadeiras infantis, Brinquedoteca etc.; - valorizar o brinquedo e atividades criativas; - possibilitar o acesso a uma grande variedade de brinquedos; - dar orientações sobre adequações e utilizações de brinquedos; - dar condições para que as crianças brinquem espontaneamente; - dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.

O Projeto Brinquedoteca, uma iniciativa do curso de Pedagogia, oferece aos acadêmicos de vários cursos da UNIPAR a oportunidade para a realização de ações ludo-pedagógica (prática) interagindo com crianças e auxiliando nas tarefas/atividades em geral deste projeto prevendo uma carga horária mínima de 40 horas conforme o regulamento interno do projeto.

A Brinquedoteca da UNIPAR - Sede é um espaço com muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais pedagógicos localizada na Av. Tiradentes nº 3167 e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Fone: 3621-3830. E-mail: luamaral@prof.unipar.br

O espaço está aberto para crianças de 3 a 10 anos exercerem seu direito de brincar, durante o período de uma ou duas horas. O valor a ser cobrado em 2018 para participar das atividades desenvolvidas na Brinquedoteca será de R$ 4,00 por hora, sendo que cada criança poderá ficar até 2 horas.

Histórico

Implantada em novembro de 1999. Um espaço para a criança expressar seus sentimentos, resgatar a criatividade e suas emoções através de jogos, brinquedos e brincadeiras, na busca de melhor qualidade de vida. O projeto participa do Evento: “Dia Internacional do Brincar” que é comemorado dia 28 maio. Já compartilhou conhecimento no Congresso Internacional de Brinquedoteca que aconteceu no Brasil em 2005 onde teve a oportunidade de divulgar os “jogos de bolso” elaborado e confeccionado pelos acadêmicos de Pedagogia presencial de Umuarama

Beneficiários

Comunidade interna: acadêmicos do Curso de Pedagogia - Sede (atividade curricular) e demais acadêmicos da Instituição (atividade extracurricular)

Comunidade externa: Público infantil da comunidade, de grupos escolares do município de Umuarama e região e acadêmicos do ensino médio ou ensino superior através de visitas técnicas.

Estatísticas

A Brinquedoteca de Umuarama já atendeu a milhares de crianças e centenas de acadêmicos.

Desde 1999 até 2017

Grupos escolares: 3899 crianças

Crianças da comunidade: 37.184 participações

Visita técnica: 2.619 acadêmicos

Acadêmicos: 997 acadêmicos

Atividade curricular: 9.987 participações de acadêmicos

Redes sociais>