UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Extensão universitária: Cursos da saúde integram o projeto ‘Unipar acolhe você’

Publicado em: 19/11/2020 às 10:00

Alunos de Estética, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina participam de capacitação para uso das PIC’s em saúde mental

Capacitação permite ao acadêmico aplicar práticas integrativas dispostas pelo SUS
Capacitação permite ao acadêmico aplicar práticas integrativas dispostas pelo SUS

Com participação expressiva, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, desenvolve o projeto de extensão ‘Unipar acolhe você’, aberto para os estudantes dos cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina. O objetivo é capacitar os futuros profissionais para aplicar as PIC’s (Práticas Integrativas e Complementares).

O público-alvo envolve os colaboradores da Universidade e também a comunidade externa. A iniciativa tem como foco intervir para a melhoria da saúde mental, auxiliando em casos de estresse, ansiedade, depressão, insônia e outros distúrbios patológicos.

A proposta surgiu devido ao excesso de protocolos médicos voltados à saúde mental nos últimos tempos e também pelo fato de o SUS (Sistema Único de Saúde) começar a fazer uso das PIC’s, lembrando que já existem unidades básicas de saúde no município de Cascavel que aplicam as técnicas.

“A ideia é aproximar nosso aluno dessa prática e levá-lo a entender que não é empírica e, especificamente, entender que se pauta na interdisciplinaridade, numa integração que permite que uma área consiga olhar para outra, sem necessariamente ser curativa, mas voltada para a promoção de melhoria de qualidade de vida”, destaca a coordenadora de Enfermagem, professora Débora Girardello.  

Além dela, estão à frente do projeto os coordenadores de Estética, professora Luana Tedesco, Psicologia, professora Juliana Klein, e Biomedicina, professor Raphael Sahd. A capacitação e fundamentação teórica acontecem via Google Meet.

“É relevante para que os alunos possam exercer, com competência, a prática efetiva e consultas com prescrição das PIC’s, minimizando os efeitos negativos da pandemia e promovendo o bem-estar dos indivíduos atendidos”, explica a professora.

Já foram realizados os módulos de acolhimento e cuidado, relações interpessoais, entrevista terapêutica, auriculoterapia, reflexologia podal, ventosaterapia, aromaterapia e técnicas de relaxamento [respiração e meditação].

Redes sociais>