Você está aqui: Notícias > Extensão universitária: Cursos da saúde integram o projeto ‘Unipar acolhe você’
Extensão universitária: Cursos da saúde integram o projeto ‘Unipar acolhe você’
Publicado em: 19/11/2020 às 10:00
Alunos de Estética, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina participam de capacitação para uso das PIC’s em saúde mental
Com participação expressiva, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, desenvolve o projeto de extensão ‘Unipar acolhe você’, aberto para os estudantes dos cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina. O objetivo é capacitar os futuros profissionais para aplicar as PIC’s (Práticas Integrativas e Complementares).
O público-alvo envolve os colaboradores da Universidade e também a comunidade externa. A iniciativa tem como foco intervir para a melhoria da saúde mental, auxiliando em casos de estresse, ansiedade, depressão, insônia e outros distúrbios patológicos.
A proposta surgiu devido ao excesso de protocolos médicos voltados à saúde mental nos últimos tempos e também pelo fato de o SUS (Sistema Único de Saúde) começar a fazer uso das PIC’s, lembrando que já existem unidades básicas de saúde no município de Cascavel que aplicam as técnicas.
“A ideia é aproximar nosso aluno dessa prática e levá-lo a entender que não é empírica e, especificamente, entender que se pauta na interdisciplinaridade, numa integração que permite que uma área consiga olhar para outra, sem necessariamente ser curativa, mas voltada para a promoção de melhoria de qualidade de vida”, destaca a coordenadora de Enfermagem, professora Débora Girardello.
Além dela, estão à frente do projeto os coordenadores de Estética, professora Luana Tedesco, Psicologia, professora Juliana Klein, e Biomedicina, professor Raphael Sahd. A capacitação e fundamentação teórica acontecem via Google Meet.
“É relevante para que os alunos possam exercer, com competência, a prática efetiva e consultas com prescrição das PIC’s, minimizando os efeitos negativos da pandemia e promovendo o bem-estar dos indivíduos atendidos”, explica a professora.
Já foram realizados os módulos de acolhimento e cuidado, relações interpessoais, entrevista terapêutica, auriculoterapia, reflexologia podal, ventosaterapia, aromaterapia e técnicas de relaxamento [respiração e meditação].