Saúde mental: Curso de Psicologia oferece plantão psicológico gratuito
Publicado em: 18/11/2020 às 14:00
Saúde mental: Curso de Psicologia oferece plantão psicológico gratuito
O curso de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, dispõe do Centro de Psicologia Aplicada (CPA), e este, por meio dos seus projetos de extensão, oferece o serviço de plantão psicológico para a comunidade do município e região.
“Criamos um espaço de escuta e acolhimento para aos que necessitam de atendimento psicológico com urgência”, avisa a professora Taise Signorini, coordenadora do curso de Psicologia da Unipar.
“Assim, não é necessário aguardar numa fila de espera, pois os atendimentos são agendados e realizados de forma imediata. A partir deles, é possível que a pessoa seja encaminhada para outras modalidades de atendimento no próprio CPA ou para outros serviços de que necessita”, explica.
O objetivo desse serviço é acolher o sujeito que procura ajuda para lidar com seus sofrimentos e dificuldades. “A partir da verbalização de seus sentimentos e conflitos, a pessoa atendida compreende melhor a si mesma, a sua realidade e consegue identificar e construir meios para enfrentar o problema vivenciado”, esclarece a psicóloga Alessandra Fernandes, uma das responsáveis técnicas do CPA da Unipar.
Os atendimentos de plantão são realizados por acadêmicos plantonistas, supervisionados pelas responsáveis técnicas do CPA. Os plantonistas se inserem no projeto a partir de processo seletivo e, semanalmente, participam de reuniões de supervisão.
“Por meio de estudos teóricos e de casos, os plantonistas produzem reflexões e conhecimentos acerca dessa modalidade de atendimento, assim como exercitam o raciocínio clínico para atuar num contexto imprevisível e desafiador, demarcado pela diversidade de público e de demandas”, complementa a psicóloga.
Agendamento por telefone
O serviço de plantão psicológico do CPA da Unipar está disponível para adolescentes e adultos em alguns horários específicos de segunda a sexta-feira. Os atendimentos podem acontecer no momento da procura ou por meio de agendamento pelo telefone (46) 3520 2800.
“Torna-se importante destacar que os atendimentos de plantão psicológico não se referem às demandas de emergência psiquiátrica, como nos casos de surto, por exemplo. Estas devem ser direcionadas para os serviços ambulatoriais da cidade”, avisa a coordenadora.