Você está aqui: Notícias > Publicidade: Estudante da Unipar fica entre os cinco finalistas do Expocom Sul
Publicidade: Estudante da Unipar fica entre os cinco finalistas do Expocom Sul
Publicado em: 17/11/2020 às 14:00
Joás Cavalcante concorreu com a produção fotográfica ‘A fluidez do universo’, inspirada em estudos sobre signos que representam fenômenos espaciais
A Universidade Paranaense está sempre marcando presença em eventos importantes realizados pelo País. O Expocom Sul é um deles, que há anos atrai professores e estudantes do curso de graduação em Publicidade e Propaganda e, a partir de 2018, também os de Produção em Audiovisual da Unipar.
E o mais interessante: de muitas edições desse evento [etapa regional do Intercom –Congresso Nacional de Comunicação], vieram prêmios. Nesta, quem se destacou foi o estudante Joás Cavalcante, de Publicidade e Propaganda, em Umuarama, que apresentou trabalho acadêmico.
Com o ensaio intitulado ‘A fluidez do universo’, Joás ficou entre os cinco finalistas do evento, que reuniu estudantes de universidades de toda a região Sul do Brasil. Ele concorreu na categoria Produção Transdisciplinar: Fotografia Artística Conjunto.
As finais foram disputadas entre Unipar, Centro Universitário Fag e Universidade Federal do Paraná, do Paraná; Escola Superior de Propaganda e Marketing e Universidade Federal do Pampa, do Rio Grande do Sul.
Joás diz ter ficado muito feliz pela conquista, “num evento tão importante!”. Ele conta que seu trabalho tem base em estudos de signos de Charles Peirce [semioticista que investigou a relação entre objetos e pensamentos no século 19 e início do 20]. “Tudo que fiz foi com o propósito de levar os receptores a interpretarem a obra de maneiras diferentes, dando um ar poético à exposição”.
Ele explica que as formas e cores usadas no trabalho foram pensadas para induzir o subconsciente do espectador a uma viagem ao universo: “Eu usei um tecido e cores em tons frios para representar as transformações que o universo sofre constantemente, trabalhando com o imaginário, permitindo que o receptor ‘viaje’ entre as ondas do tecido”.
“Honra para a Unipar”
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Rodrigo Oliva, diz também estar orgulhoso da conquista do aluno. “É uma honra para o curso, uma honra para a Unipar, pois o Expocom envolveu trabalhos de alto nível de estudantes de toda a região Sul, então ficar entre os finalistas representa que fomos prestigiados, que a nossa Universidade Paranaense foi aplaudida e reconhecida pelo potencial criativo de seus alunos”, avalia.
E elogia o trabalho de Joás: “Ele conseguiu transpassar o que tinha em mente, pois as cores e formas usadas e a ‘dança’ provocada pelo tecido são envolventes e realmente formam imagens de um fenômeno espacial”.
O ensaio fotográfico apresentado integrou-se ao projeto de extensão Imagem e Som do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar; e foi exposto na Mostra Fotográfica ‘Um Certo Olhar’, do Congresso Internacional de Pesquisa e Inovação Científica da Universidade Paranaense do ano passado.