Você está aqui: Notícias > Memórias: Reitor recebe empresário Joaquim Martins e ganha livro biográfico
Memórias: Reitor recebe empresário Joaquim Martins e ganha livro biográfico
Publicado em: 25/09/2020 às 15:00
No encontro na Reitoria, Carlos Eduardo Garcia e o empresário conversaram sobre boas lembranças do passado e as expectativas deste novo tempo
A trajetória do imigrante português que se tornou um dos principais empreendedores do Paraná agora está registrada em livro. Joaquim Fernandes Martins, dono da rede de supermercados Planalto, que opera em Umuarama e cidades da região, fez questão de encontrar-se com o Reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia, para presenteá-lo com a obra.
Em conversa descontraída, o empresário disse estar orgulhoso da publicação: “Fiz este investimento com a intenção de compartilhar com amigos e clientes minha história de vida para, quem sabe, servir de motivação aos que lerem”.
Em tom sóbrio, demonstrando despretensão, relatou um pouco das suas mais marcantes experiências, desde que resolveu sair de Portugal, quando jovem, para vir ao Brasil em busca de uma vida melhor. Lembrando de sua origem humilde, diz que “trabalhou duro” para vencer.
Seu Joaquim, como é conhecido em Umuarama, aportou em Santos em 1955, mas poucos dias depois já estava “desbravando” no Paraná. Chegou com uma pequena mala de pertences, junto com a experiência de caixeiro e muitos sonhos.
Não demorou para suas expectativas se confirmarem e seu trabalho árduo gerar bons frutos, que o levou a pontuar entre os empresários mais bem-sucedidos não só no setor de comércio do Estado, mas também na pecuária, considerando seu pioneirismo em criação de gado PO.
“Sua trajetória é para nós inspiração”, salientou o Reitor. “Homens como o senhor, que não se desviam dos obstáculos, mas pelo contrário, têm coragem e disposição para enfrentá-los e superá-los, devem ser reverenciados; creio que o livro materializa esse reconhecimento incontestável”, completou.
Entre outros elogios, Garcia disse também que o empresário, seus empreendimentos e legado representam “um divisor de águas na cidade”. Com a alegação referiu-se ao conjunto de negócios liderado por Martins, que movimenta a economia substancialmente e gera número elevado de empregos.