Você está aqui: Notícias > Capacitação 360º: Evento superou as expectativas dos organizadores
Capacitação 360º: Evento superou as expectativas dos organizadores
Publicado em: 14/09/2020 às 16:00
Em quatro encontros por videoconferência, funcionários dos setores administrativos e professores das sete Unidades interagiram o tempo todo, adquirindo e trocando conhecimentos
Com a participação da maioria dos seus colaboradores, a Universidade Paranaense realizou com sucesso o programa ‘Capacitação 360º’, transmitido pelo canal da Unipar no Youtube. O evento foi organizado pela Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas em parceria com a Reitoria e a Comissão de Saúde Mental da Instituição.
Composta por quatro palestras, a capacitação teve como foco principal proporcionar debates e instigar reflexões voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários dos setores administrativos e professores das sete Unidades.
“Investir em capacitação contínua é uma das prioridades da Unipar”, assegura o diretor de Relações Trabalhistas, Jânio Paganini. Satisfeito com os resultados, ele diz que esse ciclo de palestras foi desafiador, já que, ao contrário dos anteriores, e por causa da pandemia, teve que ser realizado de forma remota.
Porém, segundo o diretor, em momento algum o formato digital desapontou: “Pelo contrário, os índices de adesão e atenção dos participantes ficaram acima das nossas previsões”, comemora, informando que os temas abordados foram planejados para satisfazer as expectativas dos iniciantes aos mais experientes.
“Acima de tudo, buscamos despertar nos participantes o conceito de trabalho colaborativo, que é essencial para fazermos da Unipar um ambiente mais produtivo, mais saudável, valorizando o diálogo, a criatividade e a interação das equipes”, enfatiza Paganini.
Gestão de mudanças
O primeiro tema foi ministrado pela professora da Unipar, Rosemari Pedroso, que destacou processos de aprendizagem mediante às mudanças que vêm acontecendo, enaltecendo como ampliar o repertório de informações sobre a gestão dessas transformações. A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Baretta, foi a mediadora.
Gestão do tempo
Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias pela Universidade Federal do Paraná e master coach da Trianon Consultoria, de Maringá, Rodolfo Grou foi o convidado para ministrar a segunda palestra, mediada pela psicóloga Danielle Jordana Rossi, do DEGRT.
Abordando o tema ‘Gestão do tempo no novo normal’, Grou iniciou o encontro fazendo duas perguntas aos colaboradores. “Na opinião de vocês, o que mudou desde o início da pandemia do novo coronavírus até agora? O tempo mudou ou o que mudou foram os comportamentos das pessoas que acabam influenciando na gestão do tempo?”
Como resposta, disse acreditar “que não existe uma resposta certa ou errada para essas questões, porque esses dois fatores se conectam e influenciam muito no tempo que necessitamos no dia a dia para entregarmos nossos resultados”.
Documentos oficiais
Outro tema que integrou a capacitação foi ‘Elaboração de documentos oficiais’, discutido pela professora da Unipar, Lauriê Fernanda da Silva, especialista em Língua Portuguesa e Linguística. A mediadora foi a professora Rosemari Pedroso. Ao longo da conversa, a palestrante esclareceu dúvidas dos funcionários em torno do assunto e deu dicas de como elaborar corretamente os documentos oficiais de uma organização.
Comunicação assertiva
Mediada pelo diretor multicampi do Pró-Magíster da Unipar, professor Luiz Roberto Prandi, a última palestra foi com a professora Tatiane Machado. Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, ela compartilhou com os funcionários da Unipar seus conhecimentos sobre ‘Comunicação assertiva’.
Em sua fala destacou que comunicação assertiva é a capacidade do indivíduo de desenvolver habilidades para expressar seus pensamentos, seus sentimentos, suas vontades, sempre respeitando a si e ao outro. “Essa forma de comunicação é denominada assertiva pelo fato de haver o respeito mútuo entre os sujeitos que participam deste processo comunicativo e, principalmente, pela efetividade e concisão deste diálogo”, afirma a futura doutora.
As palestras estão disponíveis nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=GxnTjfTUt6E
https://www.youtube.com/watch?v=7F5obEbPuso
https://www.youtube.com/watch?v=HjI6PCruJ4Q&list=PL37DcgrS-cdStj_JXx7p5K_YuDtLxBgYA
https://www.youtube.com/watch?v=nPf-4OEzyYo&list=PL37DcgrS-cdStj_JXx7p5K_YuDtLxBgYA