Você está aqui: Notícias > Fórum aborda os desafios e oportunidades pedagógicas na atualidade
Fórum aborda os desafios e oportunidades pedagógicas na atualidade
Publicado em: 01/09/2020 às 16:00
Professor Paulo Tomazinho destacou as vantagens do ensino on-line, que foi acentuado devido à pandemia do novo coronavírus
Transmitido pelo canal da Unipar no Youtube, foi realizado na Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, o Fórum Pedagógico dos cursos de Direito e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento on-line integrou estudantes e professores das duas graduações, além de ex-alunos e profissionais das áreas (em 26/8).
O convidado para palestrar foi o professor da Unipar Paulo Tomazinho, que proferiu o tema ‘Desafios e oportunidades pedagógicas na atualidade do ensino superior’. Fazendo um panorama com ensino tradicional, ensinado em sala de aula, ele destacou as vantagens do ensino on-line, que foi acentuado devido à pandemia do novo coronavírus.
“Na aula presencial, o professor ensina e o aluno entende e compreende. Mas fora da sala de aula, o aluno tem a chance de construir o seu aprendizado”, explica Tomazinho, ressaltando que com a doença do Covid-19 tivemos que “resetar” o sistema de educação e iniciar uma nova forma de aprender.
“Este começar de novo foi justamente a oportunidade que nós precisávamos para rever um sistema que era muito centrado no ensino e pouco na aprendizagem. Era muita aula explicada e muito pouco tempo para o aluno pôr a ‘mão na massa’ e aprender de fato. Fazendo uma analogia, era muito tempo assistindo jogo de vídeo game e pouco tempo para jogar”, argumenta.
O coordenador do curso de Direito da Unipar, professor Daniel Beal, afirma que o objetivo do Fórum deste ano foi trazer considerações acerca das oportunidades das novas ferramentas pedagógicas utilizadas durante a pandemia.
“O professor Paulo Tomazinho trouxe sua experiência e bagagem para estruturação de um processo de aprendizagem efetivo com as aulas on-line. E os alunos participaram ativamente da atividade pelo chat, comentando e interagindo com o palestrante, que esclareceu dúvidas em tempo real”, explica Beal, ressaltando que os estudantes também contribuíram com sugestões de melhoria para os dois cursos, bem como indicações de palestras, eventos, atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A palestra está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=htlCp1dyb5U