UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Alunos de Nutrição da Unipar se unem em noite de live com o Doutor Bactéria

Publicado em: 19/06/2020 às 16:00

O assunto do debate foi segurança alimentar em tempos de pandemia

Professora Indiomara mediou o debate com o Dr. Bactéria: normas sanitárias e fitossanitárias devem ser intensificadas, neste período de pandemia

Alunos do curso de Nutrição da Universidade Paranaense vivenciaram uma atividade diferente, nesta semana: eles assistiram a uma live com o biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, como é conhecido internacionalmente. Pela internet, o evento uniu turmas das unidades da Unipar em Francisco Beltrão e Umuarama.

A coordenadora do curso de Nutrição da Unidade de Francisco Beltrão, professora doutora Indiomara Baratto, mediou o bate-papo, que contou também com profissionais da área e outras pessoas da comunidade prestigiando. No total, foram mais de seiscentas pessoas ligadas na live que durou em torno de uma hora.

Além do preocupante problema de oferta de alimentos, a pandemia também coloca em evidência a questão da segurança alimentar, ou seja, a segurança em relação ao que estamos comendo, em termos de risco à saúde.

Crises recentes, como as da doença da vaca louca e da gripe suína, tiveram fortes impactos em cadeias produtivas e na disponibilidade de alimentos. Conforme a Organização Mundial de Saúde não há evidências atuais de que o SARS-CoV-2 seja transmitido pelo consumo de alimentos, mas os cuidados higiênicos sempre foram primordiais e continuam sendo, principalmente agora.

A professora conta que o palestrante chamou a atenção para este problema e para muitos outros relacionados à segurança alimentar, neste momento de pandemia, o que justifica a escolha do tema e a discussão sobre como comprar, lavar e preparar os alimentos.

“A pandemia deve intensificar a adoção de normas sanitárias e fitossanitárias com o olhar à segurança do alimento; o bate-papo deixou claro ser possível ter uma alimentação adequada e saudável, com alimentos de verdade, de modo fácil e prático em tempos de pandemia”, afirma a professora, dizendo que o evento cumpriu os objetivos.

Redes sociais>