Você está aqui: Notícias > On-line: Estudantes de Direito participam de Encontro Científico no Ceará
On-line: Estudantes de Direito participam de Encontro Científico no Ceará
Publicado em: 08/06/2020 às 15:00
Cada um na sua casa, o grupo apresentou resultados de pesquisas científicas realizadas na Unipar
Um grupo de estudantes do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, representou a Instituição no 14º Encontro de Iniciação à Pesquisa Jurídica, promovido de forma on-line pela Unicatólica (Centro Universitário Católico), de Quixáda/Ceará (em 1/6).
Um dos objetivos do evento é estimular a produção de conteúdos científicos, divulgando as pesquisas dos estudantes que participam e, ao mesmo tempo, promover o intercâmbio entre os pesquisadores.
Orientados pelo professor doutor Luiz Roberto Prandi, da Unipar participaram os alunos Gabriel Pagnussat, Igor Cabral, Matheus Henrique Raphael de Paula e Matheus Henrique Urgniani.
O grupo apresentou trabalhos científicos com os seguintes temas: ‘A dignidade da pessoa humana frente a descriminalização da eutanásia’, ‘O princípio da individualização da pena e a sua indispensabilidade para o direito penal brasileiro’, ‘A indispensabilidade do advogado para a justiça, os deveres éticos e o procedimento administrativo: uma correlação?’ e ‘A importância do juiz de garantias para o estado democrático de direito’.
Para o acadêmico Gabriel Pagnussat, os eventos transmitidos por videoconferência se tornaram uma grande oportunidade de participar de encontros nacionais e internacionais sem sair de casa. “Nossa apresentação foi bem produtiva e agregou à nossa formação acadêmica, pois quem está em uma universidade precisa se preocupar em sair para o mercado de trabalho com um bom currículo”, disse.
Na avaliação do professor Prandi, a participação dos acadêmicos em eventos científicos é fundamental para o aprendizado, possibilitando ampliar os conhecimentos, desenvolver novas habilidades e identificar novas oportunidades. “Eventos desse porte são essenciais para quem cursa o ensino superior, porque contribui significativamente para o currículo e para o enriquecimento da trajetória acadêmica”, destacou.