Você está aqui: Notícias > Aulas on-line: Pró-Magíster idealiza plano de ação pedagógica
Aulas on-line: Pró-Magíster idealiza plano de ação pedagógica
Publicado em: 05/05/2020 às 15:27
Trabalho tem como objetivo a busca por melhorias nas práticas pedagógicas e no estímulo ao letramento digital dos professores
Diante da portaria que dispõe a substituição das aulas presenciais por aulas virtuais enquanto durar a pandemia da covid-19, a Universidade Paranaense idealizou um plano de ação para incrementar as práticas pedagógicas e reforçar o letramento digital do seu corpo docente. O trabalho é coordenado pelo Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior) da Unipar.
“Dentre as principais ações podemos destacar o atendimento on-line individualizado ou em grupo com o objetivo de buscar alternativas de ordem pedagógica, acompanhando o trabalho dos professores e proporcionando subsídios para o planejamento docente”, explica o coordenador do Pró-Magíster, professor Luiz Roberto Prandi.
Segundo ele, integram também o plano de ação uma Mentoria Pedagógica (on-line), com foco em habilidades e competências, e o Webinar, sistema que visa à troca de experiências pedagógicas durante o período da pandemia.
“É um plano que constitui no encaminhamento das ações pré-estabelecidas para serem desenvolvidas a curto prazo dentro da nossa Universidade, sempre observando a necessidade de rediscutir essas ações, mesmo porque todo plano é flexível e precisa da manifestação durante sua execução, dado o caráter movente do processo de ensino e aprendizagem”, ressalta Prandi, enaltecendo que o resultado deste trabalho será bastante positivo.
“As ações propostas vão possibilitar ao nosso corpo docente a construção de estratégias pedagógicas de superação aos desafios dos meios digitais. E para aqueles que acreditam no trabalho coletivo, o desafio é também o de construir processos educativos nos quais o quesito solidariedade esteja sempre em primeiro lugar. Aliás, é esse um dos desafios que o relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) aponta para a educação do século 21”, afirma.