Você está aqui: Notícias > Era digital e do home office: Com ferramentas inovadoras aulas não param na Unipar
Era digital e do home office: Com ferramentas inovadoras aulas não param na Unipar
Publicado em: 27/03/2020 às 16:00
Convênio com o Google for Education possibilita que aulas continuem, evitando prejuízos no aprendizado
Neste período de isolamento protetivo coletivo, a Universidade Paranaense – Unipar está dando especial atenção aos meios digitais de relacionamento com seus alunos. Com as aulas presenciais canceladas desde o início da semana passada, a saída foi intensificar o uso dos métodos interativos, por meio do Google Classroom.
A Unipar tem convênio com o Google for Education para uso das ferramentas virtuais no processo ensino-aprendizagem, que permitem que mantenha o alto nível de ensino de sempre. Assim, as aulas teóricas acontecem normalmente.
O coordenador do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior) da Unipar, professor Luiz Roberto Prandi, acompanha, também pela internet, o trabalho dos professores. “Sabemos que, por meios virtuais, o ensino já venceu diversas barreiras geográficas no mundo todo, democratizando o conhecimento, portanto estamos fazendo uso inteligente desta inovação ao mesmo tempo em que zelamos pela nossa comunidade estudantil”, observa Prandi.
Nesta rotina mediada pela internet estão todos os câmpus da Unipar, que, em seus mais de cem cursos de graduação e pós-graduação [especialização, mestrado e doutorado], recebem cerca de vinte mil alunos. “Com acesso a essa ferramenta, todos podem continuar realizando suas atividades educacionais teóricas, sem risco à saúde ou prejuízo acadêmico”, enfatiza o coordenador, que é doutor em Ciências da Educação.
E avisa: “Temos sido zelosos com esta questão e, nesse momento, estamos à disposição para auxiliar os professores no uso da ferramenta e/ou eventuais esclarecimentos”.
O que dizem professores e alunos
“Aula em ambiente virtual demonstra um desafio cada vez mais necessário para o enfrentamento que os dias atuais nos impõem. O mundo globalizado com uso de tecnologia já demonstrou que essa forma de aula é extremamente necessária para várias circunstâncias, portanto lecionar em ambiente virtual é gratificante por poder colaborar com situações como as quais passamos. Apesar de ser um desafio, pois o professor sai do cenário habituado [sala de aula física], o ambiente virtual possibilita a imersão no uso de ferramentas inovadoras, o que uma aula tradicional não permite. No Classroom o professor pode inserir todo o material das aulas em um sequenciamento lógico, com a finalidade de o aluno traçar sua trilha de aprendizagem da forma que melhor for a assimilação do conteúdo, além de possibilitar a aula simultânea com o acadêmico, permitindo a interação ao vivo (via hangouts meet) ou no momento em que o aluno quiser ou tiver uma dúvida. Esse ambiente ainda por meio de extensões como o Loom permite disponibilizar a aula gravada, deixando todo conhecimento ao alcance do aluno para hora que lhe for conveniente. Outra ferramenta importante é o G Suite, que nos permite acompanhar o aprendizado do aluno, verificar se atingiu os objetivos propostos durante a aula, avaliando as atividades desenvolvidas por ele no Google Forms (formulários). Por tudo isso deduzo que não tem como não gostarmos dessa forma de aula, porém sempre é bom ponderar que a aula prática é necessária e aliada do processo de ensino-aprendizagem. Na Unipar, também somos zelosos quanto a isso”. Professor Alexandre Salvestro
“Felizmente temos internet e recursos para isso; e, felizmente, tivemos muitas horas de capacitação oferecidas pela Unipar, com excelentes profissionais! Aproveitei ao máximo esses momentos e hoje domino bem as ferramentas... Pode colocar um tablet, um smartphone na minha mão que dou uma aula bem legal! [risos] Eu me orgulho, inclusive, de poder ajudar os colegas que também se dedicam bastante na busca de aprimoramento nessa área, porque os alunos não podem ficar sem aula... Posso afirmar que as aulas em ambiente virtual alcançam a eficiência, sim, e digo mais: os alunos são bem participativos! Isso me chamou a atenção. Muitas vezes, na sala de aula física, eles ficam ‘no modo corpo presente, alma ausente’; em aula virtual, não... eles ficam ligados o tempo inteiro, ouvindo, perguntando, interagindo, colaborando.” Professora Marina Gimenes
“As aulas digitais têm se mostrado uma ótima e eficiente maneira de não perdermos o contato com o meio acadêmico. Por meio de várias ferramentas do G SUITE, como o MEET, podemos ter um contato mais dinâmico com o professor, o mesmo pode apresentar slides e exercícios, que permitem algo muito próximo da didática a que estamos acostumados. Comparado à experiência de aula convencional, quando o professor combina sua didática com as ferramentas disponíveis não há nenhuma discrepância no ensino, o estilo de aula se mostra adequado para situações em que o recomendado é evitar o contato com locais aglomerados.” - Bruno Henrique Martins - Acadêmico