UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

PIM e PIBIM: Programas de Incentivo à Monitoria mobilizam cursos

Publicado em: 12/03/2020 às 16:00

Estudantes de Ciências Contábeis, Unidade de Umuarama, já começaram com as atividades

Professores do curso de Ciências Contábeis com os monitores selecionados
Coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, fala da importância do projeto na formação acadêmica
Alunos selecionados recebem material para desenvolver o projeto
Alunos selecionados recebem material para desenvolver o projeto
Grupo têm a incumbência de auxiliar os colegas a entender melhor as disciplinas

Na busca por estimular os estudantes a dedicar mais tempo nos estudos fora da sala de aula, a Universidade Paranaense – Unipar investe em programas de monitoria, beneficiando alunos das suas sete unidades. São dois: o PIM (Programa Institucional de Incentivo à Monitoria) e o PIBIM (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Monitoria).

Os acadêmicos selecionados no PIM, normalmente os que conseguem as melhores notas, recebem a tarefa de ajudar os colegas a eliminar dúvidas das disciplinas estudadas. As vantagens são enormes: ao mesmo tempo em que promove a cooperação e integração acadêmica entre alunos, professores e Instituição, o programa colabora para despertar no monitor o interesse pela carreira docente.

Na sequência, vem outro benefício: depois que é selecionado para o PIM, o estudante pode participar do processo de seleção do PIBIM. Se for aprovado, ele ganha uma bolsa, ou seja, um auxílio financeiro. 

Em Umuarama, um dos primeiros cursos a fazer a seleção é o de Ciências Contábeis. A entrega do material aos dez novos monitores – entre eles, quatro bolsistas – aconteceu na semana passada.

O acadêmico Samuel Antonio Gomes, do 2º ano, considera a oportunidade um grande estímulo: “No ano passado não tive monitoria na disciplina de Análise de Custos, da qual serei monitor. Então, é uma forma de ajudar os colegas e me aproximar mais dos professores”, afirma.

O colega dele, Gabriel Denke Machado, acrescenta: “Eu vejo que alguns alunos têm dificuldades de aprendizado nas disciplinas. E o nosso trabalho é o de auxiliá-los a entender melhor os conteúdos, contribuindo ainda mais para o sucesso do curso. E como pretendo seguir carreira de professor, este projeto é uma grande oportunidade de aprender e aplicar técnicas de docência, o que muito contribuirá na minha formação”.

 

Diferencial no currículo

O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, diz que é importante ressaltar, para os monitores, que a experiência passa a ser um diferencial no currículo, contando pontos na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Fazemos questão de destacar esta vantagem, que é valorizada pelos nossos monitores. Todos sabem que irão agregar mais conhecimento dos conteúdos e das experiências em atividades técnicas, didáticas e científicas das disciplinas componentes da matriz curricular”, afirmou o coordenador. O grupo será supervisionado pelos professores Clóvis Uliana, Gervaldo Campos e José Luiz Borsato.

Redes sociais>