Você está aqui: Notícias > Com quase mil participantes, Encontro de Iniciação Científica supera objetivos
Com quase mil participantes, Encontro de Iniciação Científica supera objetivos
Publicado em: 05/11/2010 às 16:40
Evento possibilitou grande interação entre pesquisadores de todos os Campi da Unipar e de outras instituições. Mais de setecentos trabalhos foram apresentados
Promover a integração entre pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento e contribuir para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia através do treinamento de redação científica e apresentações de trabalhos. Esses foram os principais objetivos do 9º Encontro de Iniciação Científica e 9º Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense – Unipar.
O evento, realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação) e Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica) contou com 950 inscrições e 772 trabalhos apresentados, além de quatro minicursos de diferentes temas. Foram dois dias e duas noites dedicadas à ciência (entre 21 e 22/10).
Estudantes de todos os Campi da Unipar participaram. A abertura oficial do evento contou com a palestra do professor doutor Odair Alberton. Orientador de cursos de pós-graduação (especialização e mestrado), ele falou sobre importância da pesquisa científica no meio acadêmico. Antes houve apresentações de trabalhos e dois minicursos sobre ‘desenvolvimento sustentável’ e ‘elaboração de currículo Lattes’.
No dia seguinte, a maratona de apresentação de trabalhos continuou. Além dos minicursos sobre ‘reforma ortográfica’ e ‘direito e ciência’, houve também apresentações de trabalhos em painel. Foram mais de 36 estudos expostos nesse formato, de bolsistas do Pebic (Programa Externo de Bolsas para Iniciação Cientifica), mantido em parceria entre Unipar e Fundação Araucária e CNPq.
“Além de identificar novas vocações científicas entre os alunos, por intermédio da interação com temas científicos, as apresentações em forma oral e em painel possibilitam discussões científicas entre pesquisadores docentes e discentes dos Núcleos de Pesquisa da Unipar, o que vem a fortalecer os objetivos comuns e a atualizar os conhecimentos”, destaca a coordenadora do Copic, professora Cristiane Vicentino Benato.
Segundo ela, a Iniciação Científica é uma técnica pedagógica interdisciplinar: “Os acadêmicos que fazem parte desta modalidade estão em contato com profissionais de diversas áreas do conhecimento; assim, eles participam de várias formas do ‘pensar’ de como ‘solucionar problemas’; aprendem a trabalhar em equipe e compartilhar. Desta forma, sua formação será diferenciada e ele terá subsídios, baseado em pilares éticos, de construir um conhecimento seguro”.
A coordenadora ainda destaca que essa edição do evento atingiu todos os objetivos. “A qualidade dos trabalhos avaliados e das apresentações superaram as nossas expectativas. Todos os autores, pesquisadores, professores e estudantes estão de parabéns!”.
Os melhores trabalhos foram premiados. No total, dezessete pesquisas de diferentes temas receberam certificados. A abertura foi finalizada em grande estilo. Os participantes puderam prestigiar a apresentação do Coral de Sinos do IAP, de Maringá.
Fórum de Pesquisa
Em paralelo às apresentações de trabalhos, foi realizado o 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, que teve por objetivo discutir as metas e funcionamento da pesquisa, além de linhas e nucleação de projetos. Cerca de cinquenta pesquisadores de todas as unidades da Unipar participaram e debateram sobre questões envolvendo a pesquisa, a pós-graduação e a iniciação científica. Segundo a diretora de Pesquisa e Pós-graduação, professora doutora Débora Sant’Ana, a avaliação foi positiva. ”O evento permite que os pesquisadores se conheçam, discutam a integração de projetos e apresentem suas dúvidas ou críticas”, diz.
Avaliadoras do CNPq
Durante o evento, a comissão organizadora recebeu três avaliadoras do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). As professoras doutoras Silvana Marques Araújo, Teresinha de Oliveira e Alice Eiko Murakami vieram com o objetivo de fazer a avaliação final dos trabalhos dos bolsistas do Pebic (Programa Externo de Iniciação Científica), custeado pelo órgão de fomento CNPq. A Unipar recebeu a concessão de treze bolsas, repassadas a acadêmicos de graduação de todos os Campi da Instituição, obedecendo ao regulamento específico. Acompanhadas pelo Comitê Externo de Iniciação Científica, as avaliadoras analisaram as documentações as apresentações in loco dos bolsistas. No final, elas se reuniram com os membros do CALIC (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica).