UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Farmacêutica recebe prêmio do CRF/PR

Publicado em: 08/12/2009 às 09:42

Responsável técnica pela Farmácia Escola, Cristiana Simone Pretto, venceu o prêmio Augusto Stellfeld, com o estudo Distribuição segura de medicamentos no presídio de Paranavaí’

Farmácia Escola durante atendimento e treinamento de estagiários
Para atendimento, pacientes aguardam sentados a chamada da senha
Cerca de quinhentas pessoas são atendidas por dia nos guichês
Farmacêuticas orientam estudantes e atendem pacientes na Farmácia Escola

Uma parceria que deu certo. Assim pode ser definido o projeto de extensão universitária Farmácia Escola, acordo entre a Universidade Paranaense – UNIPAR e a prefeitura de Paranavaí, que possibilita aos pacientes do SUS um atendimento de qualidade, através da dispensação humanizada de medicamentos.

À frente dos trabalhos estão as responsáveis técnicas, que acompanham os acadêmicos de perto. Recentemente, a farmacêutica e supervisora, Cristiana Simone Pretto, venceu o prêmio Augusto Stellfeld, promovido pelo CRF/PR (Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná), que trouxe como tema ‘Farmacêutico e Paciente – uma relação ética’. Sua pesquisa focou a ‘Distribuição segura de medicamentos no presídio de Paranavaí’.

Além de contar com profissionais competentes, a Farmácia Escola foi projetada para bem atender a população, disponibilizando assistência farmacêutica e medicamentos, que são distribuídos no minipresídio de Paranavaí, no CENSE (Centro de Atendimento ao Menor Infrator), em creches, asilos (lar Vicentino e Lins de Vasconcelos) e unidades básicas de saúde.

Diariamente, cerca de quinhentas pessoas são atendidas na Farmácia Escola, que oferece excelente infraestrutura, ambiente climatizado e atendimento individual e guichê preferencial para gestantes e idosos.

“É fundamental que o paciente seja assistido por uma orientação, que vise à otimização do tratamento farmacológico, uso correto do medicamento, posologia e descarte dos vencidos”, diz a coordenadora do projeto, professora Greisiele Lorena Pessini, ressaltando a importância do local para estágio de acadêmicos do 3º, 4º e 5º ano do curso de Farmácia.

Para a retirada de medicamentos, deve-se apresentar receita médica, mediante atendimento pelo SUS, comprovante de residência e documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento para crianças).

Redes sociais>