Você está aqui: Notícias > Professores de Engenharia Civil vão a congresso no Ceará
Professores de Engenharia Civil vão a congresso no Ceará
Publicado em: 05/11/2010 às 15:00
Gustavo Savaris, do Campus de Cascavel, e Everlei Câmara, de Umuarama, apresentaram resultados de pesquisas no tradicional Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em Fortaleza
Os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, professores Gustavo Savaris (Cascavel) e Everlei Câmara, Umuarama, voltaram do 52º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado no Centro de Convenções de Fortaleza, com novidades para as turmas.
O Congresso Brasileiro do Concreto é um importante evento da categoria no Brasil, reunindo engenheiros, professores, estudantes, pesquisadores, empresários e funcionários públicos. O objetivo dos organizadores é possibilitar a atualização de conhecimentos, mostrando novidades em termos de projetos, metodologias construtivas, pesquisas científicas e tecnológicas, inovações e produtos e serviços da cadeia produtiva do concreto.
O evento recebeu mais de 1300 congressistas e 365 visitantes dos estados da Federação e do exterior. Além de assistir às sessões científicas e às conferências plenárias com professores do Brasil, México, Canadá, Estados Unidos e França, os docentes também apresentaram trabalhos de pesquisa científica.
Estudo sobre a utilização do lodo da indústria têxtil na produção de blocos cerâmicos em uma olaria foi apresentada pelo professor Câmara. “Trata-se da substituição de parte da massa de argila por um resíduo gerado pela indústria têxtil de difícil destinação, uma vez que não pode ser depositado a céu aberto. Os resultados dos ensaios não apresentaram mudanças significativas na qualidade dos blocos, mostrando que este processo pode ser utilizado na construção civil, contribuindo para a minimização da geração do lodo têxtil”, ressalta.
Na temática de análise estrutural, o professor Savaris apresentou trabalho sobre a influência dos deslocamentos dos elementos de fundações nas estruturas dos edifícios. Segundo ele, “todas as edificações estão sujeitas a deslocamentos nas fundações, seja por propriedades do solo ou por ações externas, e estes efeitos devem ser levados em conta na hora de elaborar o projeto, visando segurança e qualidade da obra”.
Para a participação no evento, os professores contaram com ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação de Docente) da Unipar.