Você está aqui: Notícias > Inclusão pelo esporte: Nadando na Frente começa com 61 crianças
Inclusão pelo esporte: Nadando na Frente começa com 61 crianças
Publicado em: 29/11/2019 às 15:00
Projeto do Instituto de Esportes tem parceria da Unipar, Prefeitura de Umuarama e outras entidades
Chegou a Umuarama o projeto Nadando na Frente, do Instituto de Esportes, com apoio da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos e apadrinhamento de Fernando Scherer, o famoso nadador Xuxa.
Funcionando em várias cidades, o projeto beneficia crianças de famílias de baixa renda, com o objetivo de promover inclusão social e incentivo à prática de esportes para melhoria da qualidade de vida.
A Universidade Paranaense é parceira. O lançamento do projeto aconteceu no sábado, 23, no Câmpus III, com a presença das crianças matriculadas para as aulas de natação. Inicialmente são 61, de escolas da rede municipal de ensino.
O coordenador do projeto no Paraná, Thiago Torres, veio de Maringá para a cerimônia, prestigiada pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia, deputado Fernando Martins, diretor da Unipar, José Maria de Oliveira, e outras lideranças da cidade. Na plateia estavam as crianças beneficiadas, os pais e os professores delas. E também empresários parceiros.
No encerramento da cerimônia, as autoridades ganharam brindes do projeto, criado e mantido pelo Instituto de Esportes. Também foram contemplados madrinhas e padrinhos, que são os patrocinadores.
Em seguida, todos foram convidados para conhecer a piscina do complexo esportivo da Unipar. Detalhe: piscina aquecida, recurso que o projeto não tem na maioria das cidades em que está presente e que garante que o projeto não pare no inverno.
Além do espaço físico, a Unipar coloca à disposição do Nadando na frente professores e estagiários do curso de Educação Física, que vão ministrar as aulas. A coordenação pela Unipar fica a cargo do Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitário).
O Instituto de Esportes mantém o projeto em Ribeirão Preto, Orlândia, Pirassununga e Salesópolis, em São Paulo; Fortaleza, no Ceará; São Luiz, no Maranhão; e Duala, da República de Camarões [África]. No Paraná, está em Maringá [desde 2017] e agora em Umuarama. As aulas começam na próxima quinta, 5.