Você está aqui: Notícias > Parque Tecnológico de Umuarama é certificado pelo Governo Estadual
Parque Tecnológico de Umuarama é certificado pelo Governo Estadual
Publicado em: 04/11/2019 às 16:00
O Reitor da Unipar, parceira do projeto, prestigiou a solenidade em Curitiba
Durante a abertura da Semana Paraná Inovador, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba [em 15/10], o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou os certificados de credenciamento para 18 Parques Tecnológicos do Paraná, entre eles o de Umuarama.
Representando a Universidade Paranaense, parceira do projeto, o Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou a solenidade, que reuniu lideranças políticas, pesquisadores e empreendedores de diversas regiões do Estado. O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, também participou.
Os Parques Tecnológicos são áreas de inovação que integram universidades, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica e instituições públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento.
O objetivo é fornecer soluções científicas inovadoras e competitivas, que contribuam para o crescimento do setor produtivo e, acima de tudo, para o progresso e o bem-estar da sociedade.
Em seu discurso, Ratinho Junior afirmou que a administração estadual precisa unir a produção científica das universidades (estaduais e privadas), as estruturas municipais e o setor privado para gerar soluções eficientes e inovadoras nas áreas de educação, saúde, turismo e agronegócio, entre outras.
O credenciamento inicialmente será provisório, com prazo de validade de dois anos. Nesse período, os responsáveis precisarão seguir determinadas regras para obter a credencial definitiva. A partir daí, recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Paraná Fomento ou Fundação Araucária devem ser liberados apenas para parques credenciados.
O Reitor voltou entusiasmado de Curitiba. Para ele, a participação da Unipar neste grande projeto deve ser comemorada: “Significa reconhecimento do valor da nossa Universidade Paranaense, que sempre atuou alinhada aos anseios regionais, compromissada em promover desenvolvimento com os serviços que presta e o conhecimento que produz”.
Primeiros passos
Desde 2017 Umuarama vem se preparando para este momento. A realização do ‘Seminário Integrador de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo do Arenito Caiuá’, na Universidade Paranaense, deu o pontapé.
A parceria envolve o poder público municipal, Universidade Estadual de Maringá, Instituto Federal do Paraná, além da Unipar. A prioridade é investir em linhas de pesquisa para suprir demandas, aproveitando as potencialidades dos empreendedores regionais.
“Estamos pensando na Umuarama do futuro, por isso estimulamos todas as iniciativas que envolvem pesquisa, diagnósticos econômicos, estruturais e sociais que resultam em planejamento e novas oportunidades”, disse à época o prefeito Celso Pozzobom.
Neste pool de entidades que se encarregam de discutir propostas que venham ao encontro do objetivo maior, que é o de gerar empregos e aumentar o PIB regional, estão também a Fundação Cândido Garcia, a ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, a Cacier – Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios e o Sebrae.