UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Outubro Rosa: Palestra conscientiza sobre prevenção do câncer de mama

Publicado em: 23/10/2019 às 14:00

Ação organizada pela CIPA foi direcionada aos colaboradores da Universidade

Georgett Zancanaro, do Sesc, fala sobre importância dos cuidados para prevenir a doença
Cura da doença: Autoexame é um procedimento fundamental para o diagnóstico precoce
Diretor da Unipar, professor Sergio Ricardo Ferrazoli, coloca a universidade à disposição do grupo Amigas do Bem Viver
Georgett Ribeiro Zancanaro, Terezinha Aparecida Ferreira da Fonseca, Liane Grigolo Klassamnn, Leila Dullius e Sergio Ricardo Ferrazoli na ação do Outubro Rosa
Colaboradores conversam sobre a doença e prevenção
Histórias reais de quem passou pela doença inspiram o autocuidado
Leila Dullius conta sobre a descoberta, diagnóstico, tratamento e superação do câncer

Uma oportunidade para aumentar o conhecimento e a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Assim foi a ação do Outubro Rosa realizada na Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo. Com palestra e depoimentos emocionantes de mulheres que superaram a doença, atividade alertou as colaboradoras da importância do autoexame e da prevenção. O diretor da Unipar, professor Sergio Ricardo Ferrazoli, prestigiou (em 18/10).

Realizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em parceria com o Comitê de Biossegurança, evento contou com a participação da técnica de atividades do Sesc (Serviço Social do Comércio), Georgett Zancanaro. “A cada ano são registrados no país 59 mil casos novos de câncer de mama, sendo o 2º tipo de doença que mais mata as mulheres. Mas, se diagnosticado precocemente, 95% tem chances de cura”, alerta a profissional.

Foi o que aconteceu com a Leila Dullius, Terezinha Aparecida Ferreira da Fonseca e Liane Grigolo Klassamnn. Integrantes do grupo ‘Amigas do Bem Viver’, elas foram diagnosticadas com a doença, mas com muita fé, força e esperança, foram curadas. Em relatos emocionantes de suas histórias, as ‘guerreiras’, como se chamam, compartilharam com as funcionárias da Unipar a descoberta do câncer, o diagnóstico, o tratamento, as relações familiares e sociais, suas dificuldades e conquistas.

 

Apoio da família e amigos

Em seu depoimento, Leila disse que a vida de quem descobre um câncer muda, inclusive que a própria pessoa não é a mesma após enfrentar a doença. “O importante é encontrar apoio e esperança da família e dos amigos. Por isso falo a vocês: Se cuidem. Se alimentem direito, façam o autoexame, valorizem quem vocês amam e se amem”, aconselha.

Diante das histórias das Amigas do Bem Viver, o diretor da Unipar, em seu discurso, ressaltou a importância de levar informações às pessoas e de promover a saúde na comunidade. Também colocou a universidade à disposição do grupo. “Temos projetos e serviços que certamente poderão ser um suporte para vocês nesse caminho; e queremos estar juntos”.

Redes sociais>