Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Projeto de Direito comemora seis anos de fundação
Francisco Beltrão: Projeto de Direito comemora seis anos de fundação
Publicado em: 29/10/2010 às 15:20
Nesse período, o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita já atendeu mais de cinco mil casos. Comemoração aconteceu no abrigo Anjo Gabriel, entidade atendida pelo projeto
Mais um projeto de extensão da Universidade Paranaense – Unipar é destaque pela qualidade no serviço prestado. Implantado há seis anos em Francisco Beltrão, o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) reúne aprendizagem acadêmica, experiência profissional de excelência e auxílio legal à comunidade do sudoeste do Paraná.
Os atendimentos são realizados diariamente, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, e tem como requisito entrevista e análise socioeconômica, com o objetivo de verificar se a pessoa atendida é carente e realmente necessita dos benefícios da assistência judiciária gratuita e identificar se o problema por ela relatado pode ser atendido pelo Sajug. Em continuidade, os acadêmicos promovem a medida cabível à resolução do problema, sob supervisão de professores. Se for caso de ajuizamento de ação, o ato é repassado para advogadas do projeto.
Recentemente, Vivaldino Ramos de Souza, de 62 anos, visitou o Sajug para agradecer os profissionais que contribuíram para o recebimento do auxílio doença, que lhe havia sido negado pelo INNS. Ao procurar por mais recursos, foi informado que o Sajug poderia lhe auxiliar e obteve êxito em seu processo.
A causa foi acompanhada pela advogada Luceli Donatti. “Aqui o atendimento é muito bom. Não tenho do que reclamar; o pessoal me recebeu muito bem e encontrou a solução que eu precisava”, diz Souza.
Para comemorar o sucesso do projeto, colaboradores do Sajug e alunos do curso de Direito se reuniram na Casa Abrigo Anjo Gabriel, com as crianças que lá moram e colaboradores da entidade. “O local foi escolhido tendo em vista que o Sajug atua em processos que tramitam na Vara da Infância e Juventude de Francisco Beltrão, envolvendo os menores”, disse a coordenadora, professora Luceli.
Segundo ela, um importante diferencial do Sajug é proporcionar aos acadêmicos de Direito a integração entre teoria e prática, aprendendo a trabalhar com vidas.