Você está aqui: Notícias > Festival de Folclore: Educação Física promove evento sobre cultura brasileira
Festival de Folclore: Educação Física promove evento sobre cultura brasileira
Publicado em: 16/10/2019 às 16:00
Acadêmicos e grupos convidados apresentaram performances de diferentes danças
O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu a primeira edição do Festival de Folclore, com o objetivo de incentivar o debate sobre a cultura popular do Brasil e de outras etnias. Evento reuniu acadêmicos, professores e a comunidade.
Os futuros educadores físicos, divididos em grupos, apresentaram performances das danças: Quadrilha Nordestina e Frevo (Brasileiras), Tarantela (Italiana) e Country (Americana). Para abrilhantar ainda mais a noite, teve também apresentações de grupos convidados.
A Associação de Capoeira fez apresentação da expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança e música; o grupo Camindeyu Barete, da cidade de Katuete/PY, apresentou a dança paraguaia; o grupo Arte Flamenco, as danças havaiana e flamenco; o grupo Deusas do Ventre, a dança do ventre; e a Cia de Dança IFPR/Schubert, a dança de forró.
Para a coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira, o evento cultural é uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem na prática a elaboração e desenvolvimento de uma atividade folclórica. “A cultura corporal do indivíduo interfere diretamente nas práticas sociais e, dessa forma, deve ser percebida como conteúdo a ser desenvolvidos em nossos currículos”, disse, ressaltando a importância de discutir a construção cultural de um povo.
Segundo ela, o evento possibilitou ainda a ampliação das concepções dos acadêmicos sobre as sociedades pesquisadas (dentro e fora do Brasil), compreendendo cada manifestação apresentada por eles e fazendo desse conhecimento elemento importante na formação enquanto profissional de Educação Física. “A troca de conhecimento entre grupos folclóricos e parafolclóricos amplia as possibilidades de campo de atuação após a formação”, destaca.