UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cejusc promove curso de mediação para integrantes da Polícia Militar e Procon

Publicado em: 16/10/2019 às 16:00

Em parceria com Unipar, treinamento visa a formação de novos mediadores para a solução de conflitos na comunidade

Teoria e prática: Alunos durante as atividades do curso
Teoria e prática: Alunos durante as atividades do curso
Profissionais do Direito com instrutores e alunos do curso de Mediação

O Cejusc (TJ-PR), em parceria com o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveram no mês passado o curso de Mediação Judicial. O treinamento está em sua 4ª edição entre os parceiros conveniados, com ministrantes (instrutores) do município: os técnicos judiciários Diego Canton e Laiza Zanatta Crestani, servidores do TJ-PR.

Participaram do curso, oficiais da Polícia Militar e funcionários do Procon. O curso teve como objetivo a formação de mediadores para a criação do Cejusc/Procon e do Numec (Núcleo de Mediação Comunitária). Foram 40 horas de atividades teóricas e 100 horas de atividades práticas, realizadas em audiências.

Depois dos relatórios finais das audiências, os alunos podem se tornar mediadores formados, aptos ao exercício da prática da mediação para a solução de conflitos perante à comunidade, bem como aos órgãos em que atuam.

“O curso ministrado segue a crescente preocupação que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Judiciário Paranaense vem apresentando. E a mediação está deixando der ser um procedimento desconhecido para tornar-se a principal ferramenta resolutiva de conflitos. Portanto, os profissionais devem se adaptar a este panorama devendo compreender e utilizar a mediação da forma correta, assim, nada melhor que capacitar agentes públicos (PM e Procon) para utilizar a mediação na esfera preventiva”, disse o instrutor mediador Diego Canton, que também é professor da Unipar.

A colega Laiza Crestani, parceira da Unipar em projetos de extensão, afirma que “os conflitos fazem parte do nosso dia a dia e temos que nos empenhar em resolvê-los, ainda que com a ajuda de terceiros. No entanto, é indispensável qualificar/capacitar profissionais para melhor atender a população”.

Segundo ela, a primeira turma do curso superou todas as expectativas. “Todos os alunos foram dedicados e participativos nas metodologias ativas, novo método de ensino presente na Unipar”, enfatizou, agradecendo a Unipar pela disponibilidade e parceria em projetos como esse.

O professor Alexandre Magno, coordenador do curso de Direito da Unipar, ressalta que “a criação do Cejusc/Unipar, como projeto de extensão, propiciou parcerias entre órgãos públicos e privados, com a finalidade de atender a comunidade da forma mais eficaz possível, como é o caso desta capacitação para formação de mediadores”.

Redes sociais>