UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Intolerância à lactose: Família recebe orientação da Clínica Escola de Nutrição

Publicado em: 27/09/2019 às 16:00

Um trabalho de conscientização foi realizado com criança que tem o problema para aprender a gostar de alimentos saudáveis; os pais também participaram

Família unida com estagiárias de Nutrição: conscientização em grupo para melhoria da saúde da menina
Criança ajudou a preparar alimentos, aprendendo na prática o que é mais saudável para sua saúde
Falso pão de queijo e chips de legumes: opções para quem tem intolerância à lactose
Atendimento mostra que, com atividades práticas, a criança consegue compreender melhor sobre alimentação

A Clínica Escola de Nutrição da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, recebe uma paciente muito especial: uma criança intolerante à lactose. Ela está em tratamento, mas como se trata de um problema que envolve também a família, pai e mãe foram convidados para uma oficina de alimentos.

A intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade completa ou parcial de digerir o açúcar existente no leite e nos seus derivados. Isto ocorre quando o organismo não produz, ou produz em pouca quantidade, uma enzima digestiva chamada de lactase, que quebra e decompõe a lactose.

A criança e seus pais foram recebidos pela equipe do laboratório de educação nutricional da Unipar, que interagiu conscientizando e mostrando que a alimentação pode ser variada e divertida em todas as situações. Também alertaram sobre a necessidade de a paciente abandonar o consumo de produtos que utilizam leite na sua composição, como sorvete, por exemplo.

“Ao chegar no intestino grosso sem sofrer alterações, a lactose, como consequência, se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovendo maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas”, explicaram as estagiárias do curso de Nutrição.

Elas também propuseram e ensinaram receitas elaboradas como pão de queijo falso, massa de abobrinha para pizza, chips de legumes (batata doce, cenoura e beterraba), crepioca e smoothies de frutas.

Para a coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, colocar a culinária em prática com as crianças possibilita descobrir novos interesses, sabores, alimentos, texturas e odores. “Estudos mostram que crianças que participam de suas escolhas alimentares, e têm contato com os alimentos, têm menos chances de serem adultos obesos”, informa. “E isso vale para quem tem outros problemas, como o da nossa paciente”, atenta.

Serviço
A Clínica Escola de Nutrição atende das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a terça-feira. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (46) 3520 - 2808.

Redes sociais>