UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes assistem palestra sobre processo de aprendizagem

Publicado em: 23/09/2019 às 16:00

Assunto foi discutido pelo professor e consultor Paulo Tomazinho; aos coordenadores de cursos, ele falou sobre criatividade na docência

Paulo Tomazinho fala sobre criatividade aos coordenadores de cursos
Professores discutem sobre o perfil dos alunos para melhorar os resultados
Diretor da Unipar, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli salienta importância de refletir sobre o ensino e a aprendizagem
Acadêmicos têm oportunidade de pensar sobre os processos de aprendizagem
Estudantes tiram dúvidas sobre a curva do esquecimento
Paulo Tomazinho é professor, consultor e doutor em Educação

Na busca por enriquecer cada vez mais o seu ensino, a Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, promoveu palestra para os acadêmicos de todos os cursos. O assunto trabalhado foi aprendizagem, ministrado pelo professor, consultor e doutor em Educação, Paulo Tomazinho, que também se reuniu com os coordenadores de curso para falar sobre criatividade na docência.

“Ensino nem sempre significa aprendizagem”, disse Tomazinho aos acadêmicos. “A partir desta afirmação, consigo mostrar algumas evidências científicas sobre o processo de aprendizagem e neurociências da aprendizagem, além de responder qual a melhor forma de aprender, qual a melhor forma de estudar e por que esquecemos o que já estudamos”, explicou.

Um dos tópicos que mais chamou a atenção dos estudantes foi a assimilação do conteúdo. "Explicamos sobre a curva de esquecimento e a importância de revisar os conteúdos periodicamente para manter essas informações ativas e disponíveis na memória", destacou o professor.

Se os alunos podem melhorar o aprendizado, os professores são essenciais neste caminho. “A atualização dos conhecimentos dos coordenadores de cursos terá resultados no dia a dia. Trabalhamos de forma colaborativa, utilizando três frameworks muito usados em sessões de ideação e design thinking”, atenta o professor, ressaltando que o ponto alto foram as discussões sobre o perfil dos alunos. “Utilizando um mapa de empatia foi possível compreender um pouco melhor o que pensam, o que sentem, o que fazem e quais os desejos dos atuais e futuros acadêmicos”.

“Nosso objetivo é contribuir para a formação de qualidade de nossos acadêmicos. Para isso, trazemos especialistas, como o professor Paulo, para repensarmos e aperfeiçoarmos constantemente nosso processo de ensino/aprendizagem”, afirmou o diretor da Unipar, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli, que prestigiou as atividades.

Redes sociais>