UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Medicina: Acadêmicos pesquisam números de mortalidade por pneumonia em crianças

Publicado em: 19/09/2019 às 17:00

Artigo foi aprovado e publicado na revista Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research

Médico Renato Kauffmann, acadêmicos Eduardo, Silvana, Jéssica e Rafael e a professora Eleniza Adamowski

Com incentivo da professora Eleniza Adamowski, do curso de Medicina da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, um grupo de estudantes do 1º ano produziu um artigo com o título ‘Registros no DATASUS de Internamentos e mortalidades por pneumonia em crianças no primeiro ano de vida’. O trabalho será apresentado no 4º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 18º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

O tema da pesquisa foi definido depois que o grupo, composto pelos acadêmicos Eduardo Agusto Pfau, Jéssica Zanquis, Silvana Fernandes e Rafael Marim, delinearem assuntos de importância da área, sob orientação da professora Eleniza e o médico Renato Kauffmann.

O estudo foi realizado por meio de análise retrospectiva baseada em banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do qual foram extraídos o número de internações e mortalidade por pneumonia, envolvendo crianças de até 1 ano de idade de todo Brasil. O período estudado foi de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.

Após a análise dos resultados da pesquisa e breve discussão, o grupo concluiu que a pneumonia ainda é responsável por um elevado número de internações e óbitos de crianças.

“Porém, houve redução significativa desses índices nos últimos anos e, para que continue assim, algumas medidas preventivas podem ser adotadas, como o cumprimento rigoroso do calendário de vacinação e cuidados na promoção e prevenção de doenças do trato respiratório”, observa a orientadora do estudo.

Segundo ela, o artigo foi enviado para a banca examinadora do Congresso da Unipar e foi aceito com êxito. “Também enviamos para a revista Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research (BJSCR) e, para nossa completa satisfação, foi aceito. A publicação já está disponível de forma online”, comemora.

Redes sociais>