UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Psicologia: Natal começa mais cedo para crianças de Cascavel

Publicado em: 28/10/2010 às 11:00

Todo o encanto do fim de ano esteve presente na festa de encerramento das atividades 2010 do projeto Oficinas Terapêuticas de Contos Infantis, alegrando crianças e pais da comunidade

A psicóloga Monique com as estagiárias do projeto

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, fez nesta quarta-feira o encerramento anual das oficinas terapêuticas de contos infantis, que há seis meses atende semanalmente vinte crianças.

Música, pipoca, casinha de doce encantada, brinquedos de sucata e interação entre pais e filhos foi a proposta do evento para comemorar o Natal.

No processo de psicoterapia, são utilizados contos de fadas originais, que falam de tristeza, medo, morte e abandono. O objetivo é aliviar o sofrimento psíquico, desenvolver o gosto pela literatura e incentivar a prevenção do meio ambiente, além da arte de contar histórias.

Estão envolvidas na atividade as acadêmicas Klicia Higa e Emanuelli Borges, do 2º ano, e Cynthia Jorge e Elyze França, do 3º ano. Após as estagiárias narrarem os contos, a psicóloga responsável técnica, Monique Färber, intervêm para ajudar cada criança a dar seu sentido pessoal.

Segundo Monique, o resultado do projeto foi muito positivo: “Todas as mães ressaltaram a importância de trabalhar o relacionamento em equipe e afirmam que os filhos conseguiram respeitar regras, estão mais calmos e alguns melhoraram o desempenho na escola, vão mais à biblioteca e lêem mais livros”.

Esse modelo de trabalho da psicoterapia infantil, que se utiliza dos contos de fada como objeto lúdico, é uma releitura fenomenológico-existencial do trabalho do psicanalista e psiquiatra infantil Celso Gutfreind. Ao longo do ano, o projeto já beneficiou mais de cem alunos de escolas municipais de Cascavel, enquanto aguardavam atendimento no CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unipar.

Redes sociais>