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Direito: Em palestra, professor diz que robôs poderão produzir teses jurídicas
Publicado em: 17/09/2019 às 15:00
Afirmação foi feita no Fórum Pedagógico pelo professor da Unipar, Paulo Tomazinho, doutor em Educação e diretor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups
O curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu a 12ª edição do seu Fórum Pedagógico. O convidado da noite foi o professor da Unipar, Paulo Tomazinho, doutor em Educação e diretor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups.
Ele tratou sobre a temática da Inteligência Artificial dentro do Direito. Abordou a evolução das tecnologias e o seu estado atual, apontando perspectivas sobre o futuro do uso das tecnologias. O professor apresentou várias tecnologias que podem vir a auxiliar advogados num futuro próximo, como robôs que pesquisam e produzem teses jurídicas automaticamente, fazendo buscas de jurisprudência e doutrina.
Compartilhando suas experiências com os estudantes, Tomazinho citou alguns pontos relacionados à educação e tecnologias, propondo o uso de metodologias ativas em conjunto com as ferramentas tecnológicas, como forma de maximizar o aprendizado.
Por fim, apontou para o fato da imprescindível atualização dos estudantes e profissionais do Direito para a evolução das tecnologias e de seu impacto em todas as áreas, frisando o enorme avanço de inteligências artificiais em áreas como medicina (previsão de doenças) e Direito (análise de teses).
Para o professor Alexandre Magno, coordenador do curso de Direito, “a temática tratada aproximou a comunidade docente e discente da realidade que já estamos vivenciando acerca das novas tecnologias, bem como a necessária atualização dos estudantes e profissionais em todas as áreas, para fins de ingresso e, principalmente, permanência no mercado de trabalho”.
Segundo ele, é importante discutir as novas tecnologias, e mais, poder contar com professores da própria Instituição que estão se aperfeiçoando neste tema, como é o caso do professo Tomazinho.
“Conciliar o ensino superior com as metodologias ativas e novas técnicas de aprendizado tem sido a grande meta da Unipar, e, por reflexo, um dos objetivos do nosso curso para os próximos anos como atividade principal em suas práticas”, destaca o coordenador.