UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes enfrentam situações vividas por portadores de necessidades especiais

Publicado em: 12/09/2019 às 16:00

Dinâmica propôs aos alunos que colocassem vendas nos olhos ou andassem em cadeiras de rodas e muletas

Dinâmica insere estudantes no contexto da problematização da acessibilidade para pessoas com deficiência
Dinâmica insere estudantes no contexto da problematização da acessibilidade para pessoas com deficiência
Dinâmica insere estudantes no contexto da problematização da acessibilidade para pessoas com deficiência
Dinâmica insere estudantes no contexto da problematização da acessibilidade para pessoas com deficiência
Dinâmica insere estudantes no contexto da problematização da acessibilidade para pessoas com deficiência

O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, promoveu dinâmica que inseriu os estudantes do terceiro ano em um universo bem diferente. Eles foram desafiados a vivenciar as dificuldades que um portador de necessidades especiais passa no seu dia a dia.

Usando cadeiras de rodas, vendas, muletas e bengalas, os alunos tiveram que se locomover com seus movimentos limitados, para que passassem as mesmas restrições que cadeirantes, deficientes visuais e pessoas dependentes de muletas passam diariamente em ambientes fechados ou abertos.

“Fizemos isto para que nossos futuros engenheiros entendessem como a angulação de uma rampa ou sinalização podotátil podem auxiliar na locomoção”, explica a professora da disciplina de Projeto Arquitetônico, Dariane Virgens, que propôs o desafio, com auxílio da Laboratorista, Luciele Oliveira.

Após a lição, eles aproveitaram para tirar dúvidas referentes à disciplina e como sua futura profissão pode contribuir para a melhoria de vida das pessoas com dificiência.

Segundo a professora, ações como esta são de grande valia para a aprendizagem. “No sentido de conscientização, entendemos a importância do exercício para a formação acadêmica e a vida pessoal, pois mostramos a eles a responsabilidade da profissão que irão exercer”.

Redes sociais>