UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Projeto de Fisioterapia alerta sobre saúde postural

Publicado em: 27/10/2010 às 16:50

Depois da avaliação dos pés com um aparelho chamado podoscópio, os problemas detectados podem ser tratados na Clinica Escola de Fisioterapia da Unipar

Equipe de Fisioterapia envolvida no projeto
Projeto desenvolve avaliação da condição clínica postural dos pés
Projeto desenvolve avaliação da condição clínica postural dos pés
Projeto desenvolve avaliação da condição clínica postural dos pés

O curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Toledo, tem se empenhado durante sua trajetória na promoção da saúde e bem-estar da população. Dentre estes trabalhos, um em particular tem recebido destaque. Trata-se do projeto ‘Avaliação e tratamento fisioterapêutico dos pés’.

Coordenado pelos professores Dora Segura e Fabiano Nascimento, o projeto proporciona às pessoas da comunidade uma avaliação minuciosa dos pés, por meio de um aparelho específico denominado podoscópio. Segundo os professores, o aparelho é indicado para análise plantar completa de deformidades observadas com o pressionamento dos pés e os alunos, desde o primeiro ano de graduação, recebem o ensinamento para estarem aptos a desenvolver este trabalho.

“Com esta avaliação, eles podem receber o diagnóstico preciso da atual condição clínica postural dos pés”, explica a professora Dora Segura. “Uma má formação do arco plantar ou um mal hábito postural desenvolvido com o passar dos anos, pode desencadear diversas outras alterações posturais globais, ou seja, um problema de coluna pode ser causado através de uma forma errônea de pisar, um problema no quadril pode estar relacionado a um pé plano (conhecido popularmente como chato)”, ressalta Fabiano Nascimento. Ele lembra ainda que problemas nos joelhos geralmente vêm acompanhados de desequilíbrios musculares importantes dos pés, sendo assim, a avaliação, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dos pés garantem uma boa saúde postural.

No projeto, além da avaliação postural, os alunos orientam a população quanto aos exercícios corretivos da articulação, e informam quanto à correção satisfatória através de técnicas terapêuticas envolvidas pela cinesioterapia. “Pessoas portadoras de casos mais graves de deformidades dos pés recebem orientação para buscarem tratamento médico especializado, sendo que para todas as disfunções existe recurso terapêutico, seja cirúrgico ou por meio da indicação do uso de palmilhas”, explicam os professores.

A Clínica Escola de Fisioterapia da Unipar promove a avaliação e tratamento dos pés através do atendimento conveniado com o Sistema Único de Saúde. “É uma forma de oferecer à população toledana mais uma das várias técnicas inovadoras que descrevem a clínica como uma das melhores da cidade”, argumentam os professores.

Redes sociais>