UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Curso de Balística Forense integra alunos da Biomedicina e do Direito

Publicado em: 10/09/2019 às 16:00

Aula foi ministrada pelo delegado de polícia Rodrigo Souza e reuniu acadêmicos e egressos; próximos temas serão Psiquiatria e Genética Forenses

O delegado de Polícia, Rodrigo Souza, aprofundou conceitos e compartilhou experiências
O delegado de Polícia, Rodrigo Souza, aprofundou conceitos e compartilhou experiências
O delegado de Polícia, Rodrigo Souza, aprofundou conceitos e compartilhou experiências

Balística Forense foi tema de curso promovido na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, em parceria com o Instituto Honorum, de Curitiba. Essa é uma das disciplinas que integram a Criminalística e o foco é o estudo das armas de fogo, das munições e dos fenômenos e efeitos próprios dos tiros.

Aberto ao público, o assunto interessou estudantes dos cursos de Biomedicina e do Direito. Com vasto conhecimento, discussão foi trazida pelo delegado da Polícia Civil do Paraná, Rodrigo Souza, que pontua a intenção de curso em capacitar operadores do Direito, advogados, estudantes na área de perícia, para a atuação na área.

O professor possibilitou à turma fazer uma análise de casos concretos referentes às armas de fogo, com a ideia de saber identificar armas, tanto balística interna [sua estrutura], quanto balística externa, e perceber os efeitos do disparo quando atinge o alvo.

Apoiador e mediador da parceria, o coordenador do curso de Biomedicina, professor Raphael Sahd, justifica que as atividades na área de perícia criminal vêm crescendo, ganhando espaço no mercado, com importância significativa.

Assim, nos últimos meses, dois cursos já foram realizados na Universidade Paranaense, envolvendo Local de Crime e Balística Forense. O próximo encontro acontece em outubro e vai falar sobre Psiquiatria Forense e, em novembro, a discussão é sobre Genética Forense.

“A perícia é uma área em que os profissionais necessitam obrigatoriamente fazer concurso e a promoção de cursos básicos é importante para incentivar a busca por conhecimento”, diz Sahd, reafirmando que são campos muito aplicados na área da Biomedicina, podendo o profissional atuar com biologia molecular ou outras tecnologias voltadas à perícia criminal.

Redes sociais>