Você está aqui: Notícias > Ética em Pesquisa: Conep realiza visita de qualificação na Unipar
Ética em Pesquisa: Conep realiza visita de qualificação na Unipar
Publicado em: 03/09/2019 às 16:00
Avaliação foi realizada pelas consultoras da Conep, Ludmila Marengo e Giannina do Espírito Santo, que disseram ter ficado admiradas com o que viram
A Universidade Paranaense – Unipar recebeu há poucos dias as consultoras da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), Ludmila Marengo e Giannina do Espírito Santo, para a Qualificação do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da Instituição, um dos primeiros do Paraná, reconhecido pelo órgão nacional em 2001.
Foram avaliados os trabalhos administrativo e de análise ética desenvolvidos pelo CEP, as atividades in loco e a implementação da Educação a Distância, além de todo trabalho educativo que faz parte da rotina dos pesquisadores, na Unipar. A Conep é ligada ao Ministério da Saúde.
“Nosso Comitê avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos das sete Unidades e, eventualmente, projetos independentes de outras Instituições que não possuem CEP, sendo um dos que mais avaliam projetos no Brasil, com cerca de 400 por ano”, informa o presidente, professor Nelton Corrêa.
O relatório sai em 45 dias, mas as avaliadoras adiantaram que a conceituação será boa. “Elas disseram ter ficado muito satisfeitas com nossa dedicação e nossos métodos na condução dos trabalhos, que colocam o Comitê da Unipar acima da média nacional em análises de projetos e quanto ao cumprimento dos prazos; penso que tiveram uma ótima impressão”, afirma o professor.
Ao encerrar a avaliação, as consultoras foram recebidas pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia, ocasião em que reafirmaram o grau de excelência de conduta do CEP da Unipar. Além de Corrêa, participaram da reunião os professores Evellyn Wietzikoski, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, e Celso Iocohama, coordenador do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar.
Os Comitês de Ética em Pesquisa são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.