UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Aprendizagem: Capacitação aborda didáticas com as metodologias ativas

Publicado em: 02/09/2019 às 16:00

Palestra on-line foi ministrada pelos especialistas em Educação, Andrea Ramal e Bruno Malheiros

À frente dos trabalhos, o coordenador multicampi do Pró-Magister, professor Luiz Roberto Prandi
À frente dos trabalhos, o coordenador multicampi do Pró-Magister, professor Luiz Roberto Prandi

O corpo docente da Universidade Paranaense participou de capacitação sobre o tema ‘O que muda nas didáticas com as metodologias ativas?’. Promovida pelo Grupo Gen, de São Paulo, a palestra foi realizada por webconferência e envolveu professores das sete Unidades.

O tema foi ministrado pela escritora e doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal, e pelo pedagogo, professor e escritor, Bruno Malheiros, que discutiram as transformações na educação e as novas formas de ensinar e aprender.

No encontro on-line, que durou uma hora, os especialistas falaram sobre as mudanças na didática a partir das metodologias ativas, especificando os principais tipos existentes de metodologias ativas e exemplos de aplicação (PBL, TBL, sala de aula invertida, entre outras). Os educadores também ensinaram como desenvolver planos de aula e planejamento neste novo cenário, discutindo como engajar os estudantes que estão sempre conectados, inclusive em sala de aula.

Adrea Ramal é autora do livro ‘Educação da Cibercultura’, comentarista do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da Rede Globo, e colunista do portal G1. Já o professor Bruno Malheiro é orientador Educacional e autor do livro ‘Didática Geral’, que venceu o Prêmio Jabuti, o maior prêmio da literatura brasileira.

“O professor precisa entender que as metodologias ativas possibilitam uma participação efetiva do alunado na construção do conhecimento e no desenvolvimento da autonomia, por meio de atitudes que adotem uma postura de protagonistas. Desta forma, o professor deixa de ser o transmissor do conhecimento, passando a ser um mediador”, afirma o coordenador multicampi do Pró-Magíster da Unipar, professor Luiz Roberto Prandi.

Redes sociais>