UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Observatório Social: Cerca de mil alunos curtem o ‘Auto da Barca do Fisco’

Publicado em: 02/09/2019 às 15:00

Projeto é desenvolvido em parceria com a Unipar, Prefeitura e Núcleo Regional da Educação

Apresentação ocorreu em dois dias no Teatro Eunice Sartori
Elenco responsável pela peça teatral

A peça teatral o ‘Auto da Barca do Fisco’, projeto do Observatório Social de Francisco Beltrão, da Universidade Paranaense e Prefeitura Municipal, recebeu cerca de mil alunos de escolas públicas, entre a segunda, 26, e a terça-feira, 27/8. O espetáculo trata de assuntos que envolvem a esfera tributária, como os direitos e deveres do cidadão enquanto contribuinte e os ilícitos tributários como sonegação fiscal e corrupção.

O presidente do Observatório Social, Marcelo de Campos, informa que foram atendidos estudantes do 6º ano – mais de mil, numa parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e Secretaria Municipal de Educação. Ele também agradeceu a parceria do secretário municipal de Finanças, Elois Rodrigues, que é um grande apoiador da iniciativa.

Segundo Campos, “o projeto busca de uma forma lúdica e um tanto quanto humorada abordar questões de cidadania, o papel do cidadão na sociedade de modo geral sobre o que é certo, o que é errado, o que é moral, o que é ético com um pouco de contemplação sobre a questão de tributação e o dever do cidadão de pagar impostos”.

Parte dos atores são alunos e professores da Universidade Paranaense. Um deles é o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Idair Marcelo. Ele lembra que o espetáculo está sendo apresentado desde 2016 como parte do projeto de extensão Cidadania Fiscal do curso de Ciências Contábeis da Unipar.

Inspirada na obra de teatro medieval ‘Auto da Barca do Inferno’, de Gil Vicente, que criticava a conduta da sociedade europeia à época, a peça foi escrita por Marcílio Hubner de Miranda Neto, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Redes sociais>