Você está aqui: Notícias > Estudantes de Odontologia avaliam saúde bucal de policiais militares
Estudantes de Odontologia avaliam saúde bucal de policiais militares
Publicado em: 23/08/2019 às 14:00
Famílias também participaram da ação, que reuniu 30 estagiários da Clínica Odontológica da Instituição
Em ação de assistência ao 25º Batalhão da Polícia Militar, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou avaliações dentárias, beneficiando vários policiais e seus familiares (em 25/07). O serviço foi solicitado pelo comandante, tenente coronel Agnaldo Letrinta.
O intuito dessa atividade prática da disciplina Saúde Coletiva foi levar o aluno a exercitar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, com um trabalho que gera melhoria de qualidade de vida às pessoas da comunidade. A proposta do projeto é diagnosticar, entre outros casos, gengivite, periodontite, necessidade de prótese, além do mais comum, a cárie.
O trabalho dos estudantes [trinta participaram] foi supervisionado pelas professoras Vanessa Rodrigues e Patrícia de Melo; em relação aos problemas detectados, foram orientados para os devidos cuidados. Os que precisam de tratamento já estão sendo atendidos na Clínica Odontológica da Unipar. A coordenação reservou as tardes de terça-feira para isso.
Segundo a professora Vanessa, essa parceria é de grande valia, “pois ajuda os colaboradores do Estado, que muitas vezes não têm tempo de procurar um consultório dentário, a terem acesso a esse serviço de saúde bucal primária”.
A professora Patrícia atenta para a formação acadêmica: “Nossos alunos aprendem cada vez mais com a prática e, assim, tornam mais eficiente o processo de profissionalização e ficam melhor preparados para os desafios do mercado odontológico”.
Parceria
A coordenadora do curso de Odontologia da Unipar, professora Cintia Araújo, atendeu prontamente ao pedido da PM. “Temos que ajudar a quem tanto nos ajuda”, afirma. “Também decidimos colaborar para facilitar a vida desses trabalhadores, considerando que o funcionário público estadual só consegue essa assistência gratuita em Maringá”, acrescenta, informando que a parceria foi firmada via Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) da Unipar. “Nosso trabalho vai além dos muros da Instituição, pois temos como missão, além do ensino e da pesquisa, a extensão universitária, que engloba a prestação de serviços à comunidade”, destaca o coordenador multicampi do Ciape, Bruno Oliveira.
Letrinta agradece
Para o comandante da PM em Umuarama, essa parceria Unipar e PM é muito importante. “Por vários motivos, entre eles, a valorização por parte da Instituição ao policial militar, a qualidade do serviço odontológico que nos é prestado, o respeito de todos os envolvidos no atendimento e a facilidade de ter um horário próprio para os militares”, descreve Letrinta. E salienta: “O fato de ser um tratamento gratuito faz com que o militar utilize o valor que seria gasto no tratamento para outros fins, inclusive em atividades que aumentem a qualidade de vida dele e de sua família”. Com ar de satisfação, ele ainda diz que 25 policiais participaram dessa avaliação, “porém já tem uma fila de espera para a próxima ação da Unipar”.