UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes de Odontologia avaliam saúde bucal de policiais militares

Publicado em: 23/08/2019 às 14:00

Famílias também participaram da ação, que reuniu 30 estagiários da Clínica Odontológica da Instituição

Estagiária de Odontologia atende policial: trabalho beneficiou também os familiares dos militares que atuam na região
Mais de vinte policiais foram atendidos pela ação social do curso de Odontologia da Unipar
Mais de vinte policiais foram atendidos pela ação social do curso de Odontologia da Unipar
Mais de vinte policiais foram atendidos pela ação social do curso de Odontologia da Unipar
Mais de vinte policiais foram atendidos pela ação social do curso de Odontologia da Unipar
Mais de vinte policiais foram atendidos pela ação social do curso de Odontologia da Unipar
Atuaram na ação 30 acadêmicos, que fazem estágio na Clínica Odontológica da Unipar
A ação beneficiou também a família dos militares

Em ação de assistência ao 25º Batalhão da Polícia Militar, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou avaliações dentárias, beneficiando vários policiais e seus familiares (em 25/07). O serviço foi solicitado pelo comandante, tenente coronel Agnaldo Letrinta.

O intuito dessa atividade prática da disciplina Saúde Coletiva foi levar o aluno a exercitar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, com um trabalho que gera melhoria de qualidade de vida às pessoas da comunidade. A proposta do projeto é diagnosticar, entre outros casos, gengivite, periodontite, necessidade de prótese, além do mais comum, a cárie.

O trabalho dos estudantes [trinta participaram] foi supervisionado pelas professoras Vanessa Rodrigues e Patrícia de Melo; em relação aos problemas detectados, foram orientados para os devidos cuidados. Os que precisam de tratamento já estão sendo atendidos na Clínica Odontológica da Unipar. A coordenação reservou as tardes de terça-feira para isso.

Segundo a professora Vanessa, essa parceria é de grande valia, “pois ajuda os colaboradores do Estado, que muitas vezes não têm tempo de procurar um consultório dentário, a terem acesso a esse serviço de saúde bucal primária”.

A professora Patrícia atenta para a formação acadêmica: “Nossos alunos aprendem cada vez mais com a prática e, assim, tornam mais eficiente o processo de profissionalização e ficam melhor preparados para os desafios do mercado odontológico”. 

Parceria

A coordenadora do curso de Odontologia da Unipar, professora Cintia Araújo, atendeu prontamente ao pedido da PM. “Temos que ajudar a quem tanto nos ajuda”, afirma. “Também decidimos colaborar para facilitar a vida desses trabalhadores, considerando que o funcionário público estadual só consegue essa assistência gratuita em Maringá”, acrescenta, informando que a parceria foi firmada via Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) da Unipar. “Nosso trabalho vai além dos muros da Instituição, pois temos como missão, além do ensino e da pesquisa, a extensão universitária, que engloba a prestação de serviços à comunidade”, destaca o coordenador multicampi do Ciape, Bruno Oliveira.

Letrinta agradece

Para o comandante da PM em Umuarama, essa parceria Unipar e PM é muito importante. “Por vários motivos, entre eles, a valorização por parte da Instituição ao policial militar, a qualidade do serviço odontológico que nos é prestado, o respeito de todos os envolvidos no atendimento e a facilidade de ter um horário próprio para os militares”, descreve Letrinta. E salienta: “O fato de ser um tratamento gratuito faz com que o militar utilize o valor que seria gasto no tratamento para outros fins, inclusive em atividades que aumentem a qualidade de vida dele e de sua família”. Com ar de satisfação, ele ainda diz que 25 policiais participaram dessa avaliação, “porém já tem uma fila de espera para a próxima ação da Unipar”.

Redes sociais>