Você está aqui: Notícias > Projeto ‘Compartilhando Conhecimento’ da Unipar reúne milhares de estudantes
Projeto ‘Compartilhando Conhecimento’ da Unipar reúne milhares de estudantes
Publicado em: 09/08/2019 às 16:00
Vários colégios do município de Umuarama e região incentivaram a participação no projeto
Dar oportunidade ao estudante do ensino médio interagir com universitários, trocando experiências. Este é o objetivo do ‘Compartilhando Conhecimento’, projeto anual da Universidade Paranaense – Unipar. Com abrangência multicampi – realizado simultaneamente nas sete Unidades – esta edição inscreveu cerca de oito mil.
A programação das palestras oferecidas – foram cerca de 200 – focou temas relacionados às profissões e do cotidiano da sociedade, como ‘Biotecnologia no dia a dia’, ‘Competências e habilidades para um profissional do futuro’, ‘A influência das mídias sociais nos negócios’, ‘Publicidade enganosa e abusiva’, ‘Primeiros socorros para cães e gatos’ e ‘Inovações tecnológicas na Odontologia’.
Oficinas também fizeram parte da pauta, abordando temas empolgantes, como as que ensinaram a fazer lanches funcionais e preparar massas, a produzir conteúdos para redes sociais, a identificar parada cardíaca e o que fazer e a que levou os participantes a experimentar sensações brincando com texturas. Igual às palestras, houve opção em todas as áreas do conhecimento.
Eloisa Tenca, aluna do Colégio Dom Pedro II, diz que pretende fazer a graduação em Direito, por isso assistiu à palestra ‘O futuro da justiça no Brasil’. “Gostei! Foi muito boa porque tirou minhas dúvidas”, disse. O vice-diretor do Colégio Tiradentes, professor Angelo Gonçalves, veio junto com os seus alunos. “Eles vieram contentes e curiosos, porque sabem que nesse contato terão muitas novidades para ver e ouvir e ao mesmo tempo podem vivenciar o ambiente acadêmico”, afirmou.
O câmpus-sede foi o que mais recebeu inscritos: cerca de três mil. Para a execução das atividades e coordenação se prontificaram mais de 300 professores, auxiliados por mais de 400 acadêmicos. Sabrina Nogueira, do 4º ano de Nutrição, estava no time. Ela foi escalada para a oficina de lanches funcionais. “Além de poder praticar teorias do curso, vivi momentos gratificantes com os jovens ao ensiná-los sobre alimentação saudável”, disse.
Socialização do conhecimento
O ‘Compartilhando Conhecimento’ é um projeto coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Comunicação e Divulgação da Unipar, via DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária). “Este projeto colabora substancialmente para a Unipar cumprir sua missão de universidade, que vai muito além do papel de formar profissionais, mas também de promover a socialização do conhecimento voltado ao desenvolvimento humano, regional e sustentável”, explicou a chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar.
E acrescentou: “É também uma oportunidade para o jovem do ensino médio conhecer a Universidade Paranaense e aprender com os universitários, que vão, acima de tudo, motivá-los para prosseguir os estudos”.
Ela esta contente com os resultados: “Alcançamos número recorde de inscritos, o que nos leva a acreditar que os participantes acreditam no trabalho da Unipar. O mérito desse sucesso todo divido com professores, acadêmicos e colaboradores do administrativo, que não mediram esforços para isso; formamos uma equipe comprometida e muito disposta a fazer do ‘Compartilhando Conhecimento’ um dos maiores eventos da nossa Instituição”.
Parceria valorosa
Todos os anos a Unipar tem um parceiro importante do ‘Compartilhando Conhecimento’: o Núcleo Regional da Educação. A chefe do órgão, professora Gilmara Zanatta, acompanhou todas as fases do projeto, desde a distribuição dos convites, motivando a participação dos alunos do ensino médio nas palestras e oficinas, até a sua realização, no Câmpus-Sede. Ela informou que o evento contemplou 19 municípios e 68 escolas de Umuarama e região. “Esse projeto tem um objetivo muito importante: o de dar o norte para nosso aluno no âmbito profissional e a chance de ele poder conhecer a grandiosa estrutura da Unipar e se familiarizar com ela”, disse. “É uma porta para o futuro do nosso aluno”, enfatizou.