Você está aqui: Notícias > Umuarama: Unipar participa do Congresso Brasileiro de Anatomia
Umuarama: Unipar participa do Congresso Brasileiro de Anatomia
Publicado em: 25/10/2010 às 14:00
Realizado em Ribeirão Preto/SP, evento discutiu a integração entre as ciências básicas e aplicadas. Equipe da Unipar apresentou quatro estudos
Dois pesquisadores e um aluno da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Umuarama, representaram a Instituição no 24º Congresso Brasileiro de Anatomia, promovido pela Sociedade Brasileira de Anatomia, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP (entre 9 a 13/10).
Sob o tema ‘Anatomia Clínica: Integração entre as ciências básicas e aplicadas’, o objetivo do evento foi promover um debate sobre a importância da anatomia básica nas disciplinas clínicas e da anatomia clínica nas disciplinas básicas, em todas as áreas da saúde.
Junto com os professores Débora Sant’Ana (diretora de Pesquisa e Pós-graduação da Unipar) e Marcelo Biondaro Góis, foi o aluno de Farmácia e bolsista do Pibic (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica), Cleverton Teixeira Marques.
Profissionais de renome, educadores e pesquisadores de todo o Brasil participaram. “Durante o evento, ocorreu também o Fórum de Graduação, abordando o ensino da anatomia humana nas diferentes áreas da saúde, e o Fórum de Pós-Graduação, que discutiu as dificuldades da pós-graduação na área morfológica”, contam os professores.
O grupo apresentou trabalhos científicos resultantes de projetos de pesquisa desenvolvidos na Unipar. Débora Sant’ Ana apresentou o trabalho ‘Estudo dos efeitos do tratamento com probióticos sobre o plexo mientérico do jejuno de ratos desnutridos’; e o professor Marcelo Góis apresentou ‘Estudo morfométrico do íleo’ e ‘Estudo morfométrico da parede intestinal do jejuno’, ambos de puma (Puma concolor) proveniente da região noroeste do Paraná. Ao estudante Cleverton Marques ficou a tarefa de apresentar ‘Análise morfométrica da túnica mucosa jejunal de ratos submetidos à desnutrição proteica e suplementados por probióticos’.
Para participação, a professora Débora Sant’ Ana contou com ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) e o Cleverton Marques recebeu apoio financeiro do curso de Farmácia.