Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Celulite é tema de palestra de Estética
Paranavaí: Celulite é tema de palestra de Estética
Publicado em: 25/10/2010 às 10:45
A nutricionista e esteticista Michelle Valeska Iwassa Bonetti, convidada para palestrar, alertou sobre a relação entre alimentação e celulite
Alunas da segunda série do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, assistiram a uma aula diferente, ministrada pela nutricionista e esteticista Michelle Valeska Iwassa Bonetti, como parte da disciplina de Fundamentos da Saúde e Bem-Estar (em 30/8).
Michele Bonetti, que atua na Clínica de Estética de Paranavaí, abordou o tema Lipodistrofia Ginóide, popularmente conhecida como celulite. A palestrante ressaltou sobre os cuidados com a alimentação para evitar o problema: optar por hortaliças, frutas, alimentos integrais e evitar frituras, enlatados, embutidos, corantes, entre outros. Beber muita água foi outro conselho.
“A intenção foi relacionar o que e como a alimentação pode levar à lipodistrofia ginóide, acirrando o debate em torno dessa questão”, justifica a titular da disciplina, professora Analice Zocoler. Ela conta que a palestrante também enfatizou a importância atividade física regular na manutenção do tratamento estético e nutricional.
Em relação às causas, segundo a palestrante, outros fatores devem ser considerados, como a predisposição genética, alterações hormonais (período menstrual e gravidez), além do uso de pílulas anticoncepcionais, que podem modificar as células adipócitas, provocando retenção de líquido, toxinas e excesso de gordura, causando a celulite. “Desta maneira, o desenvolvimento da celulite não está relacionado somente com a má alimentação”, observou.
Ainda podem implicar nas causas de celulite o estresse, o cigarro e o consumo frequente de refrigerantes. “É de extrema importância para as alunas vivenciarem a atuação profissional em áreas que estão lado a lado com a Estética, como a importância da orientação nutricional no decorrer dos tratamentos estéticos”, ressalta a professora Analice Zocoler.