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NOTÍCIA

Enfermagem: Aula de saúde mental e psiquiatria utiliza metodologias ativas

Publicado em: 26/07/2019 às 17:00

Em grupos de debates, acadêmicos trataram sobre dependências de álcool e outras drogas e os riscos para transtornos mentais de pacientes

Acadêmicos discutem as diferentes formas de cuidados dos pacientes
Atividade prática trabalha tema da aula em forma de debate
Atividade prática trabalha tema da aula em forma de debate
Atividade prática trabalha tema da aula em forma de debate
Atividade prática trabalha tema da aula em forma de debate
Atividade prática trabalha tema da aula em forma de debate

Utilizando as metodologias ativas, o 4º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participou de aula sobre dependência do álcool e outras drogas e os riscos para transtornos mentais. A atividade foi realizada na disciplina de ‘Saúde Mental e Psiquiatria’, ministrada pela professora Marileisa Barbosa.

As metodologias ativas é uma concepção educativa que estimula os processos de ensino-aprendizagem críticos e reflexivos dos acadêmicos. O método propõe ainda a elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade.

A aula foi em grupo e em forma de debate, em que os alunos puderam discutir sobre as diferentes formas de cuidados, compreendendo melhor a avaliação do paciente em sofrimento mental para estruturar o plano de cuidados em saúde mental.

Na avaliação da professora, é de extrema importância o estudante de Enfermagem discutir, compreender e aprender, na prática, a estratificar o risco em saúde mental, elaborando um plano de cuidados adequado ao estado de necessidade do indivíduo em sofrimento mental.

“Na saúde mental, nem sempre os sinais e sintomas definidos como graves e persistentes em determinado grupo exige que a atenção em saúde ocorra num nível secundário ou terciário, assim como os sinais e sintomas dos grupos definidos como leves necessariamente não excluem a necessidade de um atendimento em nível secundário”.

A coordenadora do curso, professora Daniela Garcia, acompanhou a aula. “Os objetivos foram alcançados, com a turma aprendendo as estratégias de como um enfermeiro trabalha na saúde mental, buscando sempre a redução das condições de risco e se preocupando em diminuir o impacto da doença sobre o paciente, familiares e sociedade”.

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