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Direito: Estudantes aprendem sobre formas alternativas de solução de conflitos
Publicado em: 23/07/2019 às 14:00
Promovido pela coordenação do curso, evento prático contou com a colaboração de servidores do Tribunal de Justiça do Paraná, que compartilharam seus conhecimentos com as turmas
O curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu entre os dias 24 e 27 de junho o ‘Ciclo Jurídico Sobre Meios Alternativos de Solução de Conflitos’. O evento teve a finalidade de trazer à comunidade acadêmica aspectos teóricos e práticos sobre formas alternativas de se resolver um conflito.
O primeiro dia começou com atividades sobre Justiça Restaurativa, executada pelos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em que os acadêmicos puderam vivenciar na prática o real sentido dos Círculos de Sensibilização e o significado da JR. Outro tema discutido foi Mediação e Conciliação, em que se buscou diferenciá-las, e, principalmente, tratar na prática o disposto pela Lei. Teve ainda abordagem sobre Constelação Familiar Sistêmica e, por fim, a temática em debate foi a Lei de Arbitragem.
O professor Alexandre Magno, coordenador do curso de Direito, disse que o curso desenvolve desde 2014, com a implantação do Cejusc (Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania) dentro da Unipar, o incentivo à utilização das técnicas de solução alternativas de conflitos como forma de dinamização do processo. “O ciclo vem amparar nossos acadêmicos e demonstrar que dentro da própria Instituição eles podem ter acesso a estas técnicas”.
Para a acadêmica da 4ª série, Bianca Sotilli, “participar do ciclo foi gratificante, pois ele cria uma nova visão do Direito, pouco conhecida e debatida, apresentando uma ideia de justiça humanizada, com maior envolvimento pessoal das partes”.
A colega Geovana Tayná Miranda, da 5ª série, relata que “o ciclo jurídico foi uma atividade surpreendente. Estava curiosa e não sabia o que esperar, pois durante os cinco anos do curso tive contato com a teoria relacionada aos meios alternativos de resolução de conflitos e com estas atividades tive a oportunidade de vivenciar na prática a forma como esses meios acontecem. Portanto, foi muito válido e gratificante participar”.
O professor Alexandre agradeceu ao Judiciário local por apoiar a iniciativa institucional, e, em especial, os responsáveis pela brilhante execução e apoio ao projeto, os servidores do TJ/PR - Laíza Zanatta Crestani, Priscila Liz de Oliveira, Leonardo Vinicius Straub Crestani e Kátia Klipel, além dos professores Diego Canton, Silvano Ghisi, Jane Pilatti e Aline Kirch.