Realizada na Unipar, 1ª Feira de Empreendedorismo tem balanço positivo
Publicado em: 08/07/2019 às 16:00
O evento, que reuniu vários empresários, estudantes e pesquisadores, serviu para medir o ânimo dos investidores da região
Ainda repercute o sucesso da 1ª Feira de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, realizada no mês passado, durante os festejos do 64º aniversário de Umuarama. A Universidade Paranaense – Unipar sediou o evento que reuniu empresários de vários ramos de atividade, estudantes e pesquisadores da cidade e região.
Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios, identificando alternativas para o futuro, a Feira atingiu todas as metas dos organizadores. Centenas de pessoas prestigiaram, entre elas várias lideranças políticas. Foram expostos, além de produtos, projetos e pesquisas da área de negócios. O ‘Robô Tinbot’, da Prefeitura de Umuarama, causou sensação.
Paralelamente foi realizado o ‘Fórum de Debates de Desenvolvimento Socioeconômico’, no qual empresários abordaram temas relacionados a finanças, inovações e cooperativismo. O presidente da Celepar, Allan Costa, abriu o evento, falando sobre ‘Transformação digital de novos modelos de gestão’. Nickolas Zeni Kretzman, do Sebrae/Maringá, encerrou, abordando ‘Tendências’.
Uma das palestras mais concorridas trouxe para Umuarama o presidente do Sicoob de Minas Gerais, João Carlos Leite. Ele falou sobre ‘A impressionante ação em favor do desenvolvimento local salvou e mudou a história de vários municípios’.
E uma mesa-redonda discutiu ‘Gente que faz um Brasil novo’. Os convidados foram Jean Alberini, gerente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Carlos Eduardo Garcia, Reitor da Unipar, Jaime Basso, presidente do Sicredi, e Mário Gazin, fundador do Grupo Gazin. Oficinas também fizeram parte da pauta.
Destacando a importância do debate, em sua fala, o Reitor Carlos Eduardo Garcia parabenizou os organizadores do evento. “É imprescindível discutir a educação empreendedora, as mudanças que virão e que já estão acontecendo, o dinamismo da educação e as qualificações para o mercado de trabalho e, principalmente, as ações colaborativas; o que estamos presenciando hoje aqui é exemplar”, mencionou.