Cascavel: Campus realiza Semana de Inovação em Sistemas de Informação
Publicado em: 20/10/2010 às 15:45
Paralelo ao evento aconteceu a 2ª Mostra de Software, que atraiu turma do curso técnico em Informática do CEEP
O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar reuniu pesquisadores, educadores e profissionais de informática na SIS2INFO (Semana de Inovação em Sistemas de Informação). A palestra de abertura ‘Computação Móvel: empreendedorismo de excelência na era dos celulares’, foi proferida pelo professor Robison Brito, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
Alunos do curso técnico em Informática do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) prestigiaram o evento, assistindo a minicursos e a 2ª Mostra de Software. O estudante Charles Mello da Silva demonstrou interesse pela abordagem sobre UML (Unified Modeling Language): “As informações repassadas serão de grande valia quando o conteúdo for aplicado em sala de aula. Também destaco a oportunidade de aprofundar conhecimento sobre arquivos de dados no servidor, análise de projeto e desenvolvimento de software”.
O professor Fábio Giacomel acompanhou a turma e ressalta a importância da integração com o meio acadêmico: “A informática não pode ser estudada sozinha, queremos agregar vantagens do curso superior e noções aprendidas no curso técnico, associando caráter cientifico e tecnológico. Outro intuito é incentivar o estudo constante de nossos alunos, já que no campo da informática os avanços ocorrem de forma rápida”.
Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Giani Carla Ito, o evento possibilitou compartilhar trabalhos de pesquisas na área de Sistemas de Informação e explorar o poder da tecnologia e informação, além de saber mais sobre o mercado de trabalho com egressos convidados do curso. Paralelo ao evento, também aconteceu o 1º Encontro de Iniciação Científica de Sistemas de Informação, reunindo trabalhos de pesquisadores da região.
Apresentando trabalho na iniciação científica, Cristiano Ferreira de Souza falou sobre regra de negócio em uma empresa real, avaliando o impacto da elicitação dos requisitos básicos das fases iniciais de um projeto. Ele afirma que em uma empresa de software a principal dificuldade está na coleta de informações: “É preciso pensar nos valores e no tempo gasto (14% do projeto) para descobrir o que o cliente pretende”. E frisa: “A solução está ligada ao contexto”.