Você está aqui: Notícias > UNIPAR comemora dez anos de Assistência Judiciária em Guaíra
UNIPAR comemora dez anos de Assistência Judiciária em Guaíra
Publicado em: 04/12/2009 às 17:08
Projeto já atendeu a mais de oito mil pessoas, nas Varas Cível, Criminal, Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais, além de colaborar para a capacitação de milhares de profissionais para o mercado de trabalho
Mais um projeto de extensão da Universidade Paranaense – UNIPAR completa uma década de apoio à comunidade. As comemorações de aniversário do SAJUG (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), do Campus de Guaíra, se encerram nesta sexta, com a participação de professores, autoridades e estudantes.
Nesse período, mais de oito mil casos foram atendidos, fato lembrado nas comemorações, que iniciaram em março. A professora Sandra Regina de Souza Takahashi, coordenadora da Assistência Judiciária, funcionários e estagiários, da 4ª e 5ª série do curso de Direito, recepcionaram as autoridades, para encontro que focou os objetivos do SAJUG, aspectos sociais e pedagógicos e procedimentos adotados para o atendimento.
A coordenadora informou, ainda, que o projeto procura se inteirar dos diversos segmentos da comunidade e da realidade dos que nele buscam garantias de acesso. Os atendimentos ofertados são nas áreas Cível, Criminal, Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais.
Essa trajetória de sucesso teve início em 30 de março de 1999. Neste ano, oitenta acadêmicos participavam de estágio no SAJUG, possibilitando que pessoas carentes tivessem um acesso facilitado à justiça. “Além da parte social, a Assistência Judiciária também fortalece o lado pedagógico, já que os acadêmicos necessitam da vivência prática, entre a teoria e a realidade, para que se tornem bons profissionais na área jurídica”, observa a professora.
Com o curso de Direito, diversos projetos têm sido consolidados: Mutirão Jurídico, Previdência Social, Assistência no Cárcere, Cotidiano Forense, Conselho Tutelar e SAI, Perícias Criminalísticas, Inquérito Policial, Benefícios Sociais do Trabalhador, Análise Jurídica dos Detentos, Tribunal do Júri para Ensino Médio e Oficina dos Direitos da Mulher. Todos esses beneficiam, de forma direta e indireta, a mais de vinte mil pessoas.
“A nossa missão é preparar os nossos alunos para o trabalho social, estimulando-os, conscientizando-os de que seu apoio é fundamental para a busca da cidadania daqueles que não podem contratar um serviço jurídico”, destaca o diretor do Campus, professor Francisco Mendes da Silva.