UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Projeto de Psicologia atua na melhoria da relação entre aluno, família e escola

Publicado em: 18/06/2019 às 16:00

Escolas de toda região sudoeste do Paraná podem participar, basta agendar na Unipar

Professora Thaís com os acadêmicos que participam do projeto
Alunos das escolas que participaram das palestras
Alunos das escolas que participaram das palestras
Alunos das escolas que participaram das palestras
Alunos das escolas que participaram das palestras
Alunos das escolas que participaram das palestras

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, deu início este ano ao projeto de extensão ‘Intervenções Psicológicas no Contexto Educacional”, uma iniciativa do curso de Psicologia. O projeto tem como objetivo trabalhar com alunos temas como habilidades sociais para a vida, saúde mental, bullying, prevenção a violências, orientação profissional e relações interpessoais na família e na escola.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Thaís Cristina Gutstein Nazar, o trabalho visa ainda sensibilizar a comunidade escolar por meio de palestras e vivências. “As atividades têm sido realizadas de acordo com a demanda das escolas de Francisco Beltrão e região, como Pato Branco, Renascença, Marmeleiro, Verê e Eneas Marques, que, juntas com a Unipar, buscam atuar na melhoria de aspectos psicológicos que envolvem alunos, com auxílio da família e profissionais da educação”.

O projeto ocorre com atividades agendadas nas escolas, duas vezes por semana, e orientações semanais dos acadêmicos. Iniciado no mês de março, já atendeu cerca de 700 pessoas, entre alunos do ensino fundamental e médio, famílias e profissionais da educação, em 11 instituições educacionais. E já estão previstas outras 11 atividades com semelhante número de participantes.

Avaliação positiva


Para as acadêmicas Kamila Miott e Isabella Valandro, que participam do projeto, a iniciativa colabora com o enriquecimento da vida acadêmica e profissional, contribuindo, junto com os outros integrantes, na melhoria das condições sociais pela atuação e fornecimento de oportunidades de acesso a esse conhecimento, que, por vezes, permanece restrito a uma parcela da sociedade.


Os espectadores do trabalho têm dado aos integrantes do grupo uma abertura e receptividade imensa, com feedbacks positivos e repletos de sugestões e críticas construtivas. Rubia Sabbi, professora de Filosofia do Colégio Estadual de Renascença, parabeniza o projeto e acredita que é uma parceria que deu certo, em que, na busca pela inovação com os alunos, “as atividades realizadas são fantásticas e muito importantes para a vida”. O projeto foi proposto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, que tem abraçado a proposta.


As atividades podem ser agendadas no Prove/Unipar (Programa de Valorização da Educação) ou com a coordenação do Projeto. Acadêmicos participantes: Alan Cesar Drey; Amanda Cristina Favaretto; Ana Maria Seleski; Gabriel Cipriano; Isabella Valandro; Isadora Gagliotto Galvan; Kamila Miotti; Larissa Iez Wessling; Leticia Mª dos Santos Kamer; Maria Heloiza Turin; Michele Q. Tartari; Nandara Emily Lima, Nathiara Caroline Fernandes; Sidinei De Jesus dos Santos de Oliveira.

Orientação profissional

Outro projeto desenvolvido pelo curso é o ‘Escolha Certa’, realizado semanalmente no Centro de Psicologia Aplicada da Unipar (CPA) e destinado aos alunos do ensino médio. Seu principal objetivo é orientar os futuros universitários na escolha da profissão.

Redes sociais>