UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Professores se capacitam para utilização de tecnologias virtuais em sala de aula

Publicado em: 31/05/2019 às 15:00

Com título de Instrutor Certificado do Google, professora Carla Zanfrilli se destacou e já compartilha conhecimentos com funcionários e colegas de profissão

Professora Carla Zanfrilli com o diretor da Unipar, Cássio Garcia, e Tomazinho: incentivos e esforço recompensado
Reitor Carlos Eduardo Garcia (ao centro) com diretores e professores que participaram da capacitação do Google
Reitor Carlos Eduardo Garcia e a professora Carla Zanfrilli, no evento de entrega do certificado [nível 1]
Reitor Carlos Eduardo Garcia e o professor José Ricardo, no evento de entrega do certificado [nível 1]
Professora Carla capacita funcionários do setor administrativo sobre as ferramentas do Google For Education
Professora Carla capacita funcionários do setor administrativo sobre as ferramentas do Google For Education
Professora Carla capacita funcionários do setor administrativo sobre as ferramentas do Google For Education
Professora Carla capacita funcionários do setor administrativo sobre as ferramentas do Google For Education
Após aula de capacitação, professora Carla (à direita) com colaboradores
Instrutor Nível 1: Professor José Ricardo com professores e funcionários da Unipar de Guaíra
Instrutor Nível 1: Professor José Ricardo com professores e funcionários da Unipar de Guaíra
Funcionários da Unipar de Guaíra em treinamento
Funcionários da Unipar de Guaíra em treinamento

Visto como uma ferramenta de lazer, trabalho, interação e entretenimento, os dispositivos móveis se tornaram também um grande aliado nos estudos. Nos dias de hoje, um professor consegue mi­nistrar sua aula, aplicar trabalhos e provas com apenas alguns toques no seu smartphone, fazendo com que todo o conteúdo seja acompanhado pelo aluno.

Na Universidade Paranaense, essa inovação na forma de ensinar já acontece desde 2016, quando a Instituição fez uma parceria com o Google e adotou as ferramentas de ensino do Google for Education. Uma delas é o Classroom (sala de aula virtual), na qual o professor, utilizando-se de aplicativo, trabalha com os alunos no plano virtual.

Nesses três anos de parceria foram intensificados os treinamentos do corpo docente das sete Unidades da Unipar para o uso destas tecnologias, que têm como foco ofertar um ensino superior de excelência. As capacitações acontecem por meio de palestras, aulas expositivas e oficinas, com suporte do professor Paulo Tomazinho, que é doutor em Educação e di­retor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups.

Um dos últimos treinamentos formou uma equipe de professores [nível I]. Depois de passar por avaliação de habilidades, eles receberam o certificado do Google for Education. A entrega foi feita pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia durante o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em outubro do ano passado.

Trata-se de um curso on-line realizado pelo site do Google, que contém os recursos, o selo e as diretrizes do programa de instrutor. Entre os professores que participaram, a professora Carla Zanfrilli, do curso de Odontologia, se destacou. Depois de passar pelas etapas do Níveis I e II, ela é a única que, recentemente, chegou à terceira etapa, onde conquistou o título de Instrutor Certificado do Google for Education; com esse título, ela agora passa a capacitar os colaboradores da Unipar, com o objetivo de inovar o ensino em sala de aula usando as ferramentas do Google.

Para conseguir o certificado de trainer, a professora teve que passar por exames de desempenho e conhecimentos. Seu currículo passou por avaliação do Google e foi aprovado. “É uma experiência enriquecedora poder compartilhar tudo o que aprendi capacitando os colegas de trabalho, para que eles também possam usufruir destas habilidades no exercício diário de suas funções aqui na Universidade”, explica a professora, que também é responsável técnica da Clínica Odontológica da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Unipar.

Ela lembra que este tema Google for Education surgiu em uma conversa durante um evento com a presença do diretor da Unipar, Cassio Garcia: “À época, ele começou a falar sobre a plataforma e me interessei... Comecei a pesquisar, ler e estudar sobre o assunto, sempre com pensamento positivo e com muita determinação; acredito que foi isso que me levou a este resultado bem-sucedido”.

E a docente já se empenha para chegar ao nível máximo do programa do Google, o de Certificado Inovador. “Nunca podemos desistir de nossos sonhos, pois qualquer objetivo que realmente valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho e superação”, salienta, agradecendo o apoio que recebeu da Instituição. “É uma honra fazer parte desta grande família chamada Unipar”.

O colega de trabalho, professor José Ricardo Skolmovski, coordenador do curso de Pedagogia da Unidade da Unipar em Guaíra, está seguindo o mesmo caminho. Depois de obter o certificado de nível 1, em breve ele irá fazer a prova do nível 2.

“Tem sido uma maravilhosa experiência. As ferramentas do Google For Education proporcionam um rico ambiente colaborativo: são diversas e infinitas possibilidades e o uso delas em sala de aula tem significado uma mudança muito produtiva na forma de ensinar e se relacionar no âmbito da Universidade”, avalia o professor, ressaltando que “a plataforma possibilita relações mais ativas e interconectadas, o que chama a atenção do acadêmico e o atrai para o conteúdo que já não é mais estático, mas sim dinâmico”.  

“A incorporação de tecnologias de informação e comunicação na prática docente contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente interativo onde se pode compartilhar diversos materiais de forma mais rápida”, completa o coordenador do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), professor Luiz Roberto Prandi.

Redes sociais>