UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Direito realiza 9º Ciclo de Estudos Jurídicos

Publicado em: 19/10/2010 às 11:10

Cronograma diferenciado incluiu minicursos e palestras. Integração entre estudantes do mestrado e da graduação marcou o evento

Coordenadora do curso, professora Mariceles Fecchio na abertura do evento
Ciclo de Estudos reuniu alunos, professores e profissionais da área
Bolsistas do Pibia apresentaram espetáculo de dança na abertura
Bolsistas do Pibia apresentaram espetáculo de dança na abertura

Proporcionar a renovação de conhecimentos, o contato com novas informações e a interação entre alunos de todas as etapas de formação. Foi com este foco que o curso de Direito da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cianorte, realizou o seu 9º Cejur (Ciclo de Estudos Jurídicos) (entre 4 a 8/10).

Este ano, a interação entre mestres e mestrandos do programa de mestrado da Unipar e estudantes da graduação marcou o evento, que apresentou cronograma diferenciado: oito minicursos, ministrados pelos mestres e mestrandos da Universidade, e quatro palestras.

A noite de abertura contou com o brilho especial dos bolsistas e colaboradores do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que apresentaram o espetáculo de dança ‘Anos 50,60: Em algum lugar do passado’. Logo depois, foi a vez da mestranda em Direito Processual e Cidadania, advogada, professora universitária e juíza leiga do Tribunal de Justiça do Paraná, Adriane Haas, falar aos presentes.

Adriane Hass presidiu o minicurso ‘Mandado de Segurança Coletivo e seu tratamento na Lei nº. 12.016/2009’. A primeira noite seguiu ainda com o minicurso ‘Provas atípicas no processo civil’, ministrado por Eduardo Hoffmann, mestrando em Direito Processual e Cidadania, advogado, assessor jurídico da Câmara Municipal de Toledo e professor universitário.

Os minicursos ‘Nova Lei de Divórcio’, presidido por Claudinéia Aparecida de Miranda, mestranda em Direito Processual e Cidadania, professora universitária, membro da IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e ‘Pressupostos processuais e condições da ação’, apresentado por Paula Daniele Jedliczka, mestranda em Direito Processual e Cidadania, defensora pública da comarca de Engenheiro Beltrão, assessora jurídica da Câmara Municipal de Terra Boa/PR, finalizaram a noite.

Na terça-feira o evento seguiu com a palestra ‘Marketing pessoal e gestão da imagem, ética e postura profissional’, ministrada por Sandra Mara Telles Escame, graduada em Psicologia pela UEL, mestre em psicologia social pela PUC, psicoterapeuta e professora universitária. Na terceira noite foi a vez do doutor em Direito e professor universitário, José Miguel Garcia Medina, abordar ‘Transformações do processo civil moderno e o projeto do novo CPC’.

A palestra ‘Da diversidade sexual: avanços sociais e jurídicos’ ficou a cargo de Adriana Galvão Moura Abílio, advogada, conselheira estadual da OAB/SP, mestre em Direito Constitucional, membro da comissão de direitos humanos da OAB/SP, presidente do comitê sobre a diversidade sexual e combate à homofobia da OAB/SP, na penúltima noite do evento.

A última noite foi repleta de atividade, com quatro minicursos. ‘Ação Civil Pública - Um instrumento eficaz na proteção da sociedade’, foi o tema abordado pelo promotor de justiça titular da comarca de Xambrê, mestrando em Direito Processual e Cidadania e professor da Escola da Magistratura de Umuarama, Mario Augusto Drago de Lucena. ‘Ética na advocacia’ foi abordado por Valmir de Souza Dantas, advogado, especialista em Direito civil e Processual Civil e presidente da OAB de Cianorte/PR.

O outro tema, ‘Análise ao anteprojeto do CPC’, ficou sob a responsabilidade da professora Clarissa Ligia Paranzini Lago. E ‘Aspectos históricos das penas’ foi apresentado por Mariléia Rodrigues Mungo dos Santos, advogada, mestre em Direito Processual e Cidadania e professora universitária. Um coquetel de confraternização foi realizado para encerramento.

“O resultado do evento foi extremamente satisfatório, pois todos os participantes puderam escolher que minicurso fazer, além de contar com as palestras ministradas por professores renomados e o contato com profissionais com experiência no exercício da profissão”, comenta a coordenadora do curso, professora Mariceles Cristhina Fecchio.

Redes sociais>