UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Enfermagem participa de campanha preventiva em Itapejara d’Oeste

Publicado em: 18/10/2010 às 15:50

A população da cidade vizinha foi contemplada com orientações sobre câncer de mama e de útero. Também foram realizados cerca de trezentos exames Papanicolau

Professoras orientam mulheres de Itapejara d’Oeste
Campanha de saúde preventiva tira dúvidas de centenas de mulheres
Acadêmicas e professoras de Enfermagem informaram comunidade sobre câncer
Acadêmicas auxiliam mulheres individualmente

Formandos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar, Campus de Francisco Beltrão, contribuíram para campanha preventiva de saúde da mulher, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapejara d’Oeste, com exames de prevenção do câncer ginecológico.

O convite foi feito pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira Tatiana Biolchi, e pela secretária de Saúde do Município, Marli Dariva, em visita à coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, que reuniu professoras responsáveis técnicas pelo estágio em Saúde Pública e treze acadêmicas do 4º ano para participar da ação.

A equipe orientou a respeito da prevenção de câncer ginecológico - de útero e de mama, realizou exame clínico de mama e coleta de exame Papanicolau. Segundo as organizadoras, a parceria enriqueceu a campanha, superando um total de mais de trezentos exames Papanicolau.

“Consideramos a iniciativa das profissionais de Enfermagem e da Secretaria de Saúde do Município de Itapejara do Oeste de suma importância, pois, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é tido como o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos, a cada ano”, destaca a coordenadora do curso.

A professora enaltece que se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom: “No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença é diagnosticada em estado avançado. A doença é rara antes dos 35 anos e acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos em desenvolvimento”.

Segundo dados, o câncer de útero aparece como o segundo mais comum entre as mulheres e configura-se como grande problema de Saúde Pública. “Considera-se o exame Papanicolau de grande eficácia na detecção precoce do câncer uterino, além de ser barato e eficaz, podendo ser realizado por um profissional da saúde treinado, adequadamente em qualquer local do país, sem a necessidade de uma infraestrutura sofisticada”.

Além de colher material para o exame Papanicolau e identificar fatores de risco, a fim de encaminhar para exames mais detalhados, a campanha teve caráter educativo. Várias palestras foram realizadas no decorrer do dia e centenas de mulheres foram sensibilizadas sobre a importância do exame preventivo para controle e tratamento do câncer de colo do útero e de mama.

Para as acadêmicas, “o empenho possibilitou a percepção da complexidade da organização de um evento de repercussão, que compreende planejamento estratégico e bom relacionamento dos membros da equipe de saúde e demais setores da administração municipal, além de comprometimento de todos os envolvidos para que tudo saísse a contento e com qualidade”.

Redes sociais>