UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Aula Magna: Ciências Contábeis discute trabalho do contador em instituições federais

Publicado em: 06/05/2019 às 16:00

A palestra destacou a importância que o perito contador tem na área da perícia financeira

Palestrante, Devair Aloisio
Palestrante, Devair Aloisio
Coordenador do curso, professor Clóvis Uliana
Estudantes do curso de Ciências Contábeis
Estudantes do curso de Ciências Contábeis
Professor Clóvis Uliana faz a entrega da ração aos representantes da SAAU, Maria Polaquini e José Gilberto Aguiar

A importância do profissional contábil e seus conhecimentos e habilidades no âmbito das instituições federais foi a ênfase de uma Aula Magna promovida pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama (em 23/04).

O convidado foi o policial federal Devair Aloisio, da unidade da PF de Guaíra. Ele atua na criminalística. Aos acadêmicos ele falou sobre suas experiências acadêmicas, sua rotina de trabalho, destacando a relevância que o profissional de contabilidade tem na área da perícia criminal financeira.

Também chamou a atenção para a alta demanda que existe para essa função. Segundo Aloisio, o perito contábil tem que ter destreza e saber correr atrás das informações certas, já que é responsável pelo relato do crime ao juiz.

“O perito tem que ter vontade de aprender cada vez mais; ele tem que ser proativo, pois cada caso vai pôr à prova os conhecimentos do profissional, exigindo táticas divergentes para a conclusão da investigação, que deve ser feita com extrema clareza e imparcialidade”, destacou o policial, acrescentando que “o trabalho do perito é crucial para a segurança financeira do país”.

Ele ainda incentivou a plateia: “Eu me formei em Ciências Contábeis, mas não imaginava estar, a alguns anos depois, trabalhando em casos de nível nacional, por isso acredito que esses temas têm que ser discutidos durante o curso, para podermos alertar e mostrar caminhos aos que almejam esta carreira”.

E foi exatamente isso que motivou o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, a realizar a palestra. “O Objetivo dessa aula Magna foi a de ampliar os horizontes dos nossos alunos em relação às opções do mercado de trabalho; sabemos que a área da investigação contábil em instituições federais é muito promissora por isso pautamos o assunto”, explica.

Solidariedade

Além de conhecimento, a Aula Magna teve também gesto solidário por parte dos alunos. Via projeto de extensão Responsabilidade Social e Cidadania, as turmas doaram 120 quilos de ração para cães e gatos, que foram repassados para a SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).

Redes sociais>