Pesquisa: Curso de Direito apresenta programas de iniciação científica
Publicado em: 25/04/2019 às 16:00
Professores destacaram os benefícios do PIC, PIBIC e PEBIC
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu um encontro com seus alunos para falar sobre iniciação científica. Participaram todas as turmas, do 1º ao 5º ano.
Organizado pelo professor Alexandre Magno Augusto Moreira, coordenador do curso, o evento enalteceu as oportunidades aos acadêmicos de terem contato com a pesquisa, desde o ingresso dos bancos acadêmicos até os egressos pesquisadores da pós-graduação e atuantes no mercado de trabalho.
Moreira também é coordenador de projeto de pesquisa sobre ativismo judicial, desenvolvido em parceria com o professor pós-doutor Jônatas Luiz Moreira de Paula (docente da graduação, especialização e mestrado). O evento contou com a participação dos professores Albino Gabriel Turbay e Bruno Smolarek Dias, que atuam no mestrado e na graduação do curso.
Eles enfatizaram que, participando da iniciação científica, os acadêmicos terão a chance de participar, também, do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Encontro de Iniciação Científica, realizados em concomitância pela Unipar todo ano, na Unidade-Sede, em Umuarama [a edição deste ano está agendada para os dias 24 e 25 de outubro].
Também explicaram objetivos e normas dos programas de iniciação científica oferecidos pela Unipar: PIC (Programa de Iniciação Científica), PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica).
O curso de Direito da Unidade de Francisco Beltrão tem em andamento cinco projetos de pesquisa, com linhas variadas (jurisdição constitucional, ativismo judicial, escravidão contemporânea, direitos fundamentais nas relações obrigacionais, bioética e biodireito); todos eles sob a coordenação de professores atuantes na graduação, pós-graduação e no programa de mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar.
O curso conta com a colaboração do professor Matheus Fedato (mestre pela Uenp), que organiza quinzenalmente grupo de pesquisa sobre ‘Direito e Inovações Tecnológicas’, projeto realizado com os acadêmicos dos 1º e 2º anos do curso.
Os acadêmicos anualmente têm publicado trabalhos relevantes em eventos nacionais e internacionais na companhia de seus orientadores. A publicação em eventos engrandece os currículos dos acadêmicos na graduação, auxilia-os em futuros concursos com relação a titulações e, principalmente, proporciona um evento futuro, a participação dos acadêmicos com maior facilidade aos programas de mestrado e doutorado na formação continuada, como forma de enriquecimento profissional no mercado de trabalho.