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NOTÍCIA

Unipar investe em tecnologia que substitui cadáveres nas aulas práticas de anatomia

Publicado em: 29/03/2019 às 16:56

Trata-se de plataforma criada por uma startup brasileira, que está sendo usada por grandes universidades do Brasil e exterior

Tecnologia em anatomia: cadáver sintético permite aulas produtivas sobre o corpo humano, com alto grau de realismo
Gestor em saúde da empresa Csanmek, Cláudio Santana, orienta profissionais sobre funcionamento da plataforma
Gestor em saúde da empresa Csanmek, Cláudio Santana, orienta profissionais sobre funcionamento da plataforma
Gestor em saúde da empresa Csanmek, Cláudio Santana, orienta profissionais sobre funcionamento da plataforma
Recursos realistas: cadáver sintético possibilita planejamento e protocolo cirúrgico
Recursos realistas: cadáver sintético possibilita planejamento e protocolo cirúrgico
Recursos realistas: cadáver sintético de animal permite estudo preliminar de procedimentos cirúrgicos
Recursos realistas: cadáver sintético de animal permite estudo preliminar de procedimentos cirúrgicos

Acompanhando uma tendência mundial, que reprova o sacrifício de animais e o uso de cadáveres em aulas práticas de Medicina e Medicina Veterinária, a Universidade Paranaense – Unipar adquiriu cadáveres sintéticos para fazer a substituição. Os modelos são utilizados para simulações cirúrgicas e treinamentos de habilidades nos cursos de formação médica. Fascinam a textura e a densidade, similares às estruturas anatômicas reais.

A tecnologia é da startup brasileira Csanmek, que também trouxe de São Paulo para Umuarama a Plataforma Multidisciplinar 3D de anatomia. Esta funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais de todos os sistemas do corpo humano. Chamam a atenção os órgãos e seus detalhes anatomicamente perfeitos. 

A novidade da Csanmek, exportada para dez países, já foi apresentada aos professores e técnicos da área da saúde da Unipar. Todos participaram de um curso de capacitação ministrado pelo CEO da empresa, Cláudio Santana. O objetivo foi ensinar os comandos da plataforma, que se traduz numa espécie de tablet gigante com inúmeros recursos.

“Esta plataforma nos dá recursos reais de anatomia humana e veterinária, que permitem o acesso a exames dos pacientes, a programar cirurgia e discussão de casos clínicos e pesquisa”, disse Santana.

A plataforma integra diversas áreas do conhecimento, desde anatomia básica, psicologia, até aplicações clínicas. “Em vez de estudarmos o ser humano na hora do procedimento, com esta tecnologia podemos antecipar isso, fazendo o planejamento e o protocolo cirúrgico que pretendemos utilizar”, diz a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta.

Acompanhando a evolução científica, a plataforma recebe em média de três a quatro atualizações ao ano, informa o coordenador de Laboratórios Científicos da Unipar, professor Denilson Cassita.  “A grande vantagem que ela proporciona é a integração instantânea de saberes, trazendo para dentro da universidade consultórios, hospitais, clínicas e UBS’s, porque ela pode ser interligada a qualquer hospital e clínica do mundo”, destaca.

De acordo com Cassita, “o aluno poderá simular desde uma dor moderada até um trauma de grande intensidade, desenvolvendo com isso a capacidade de diagnosticar problemas e doenças num exame virtual muito próximo do real”.

Tecnologia de ponta

“A Unipar sai na frente com esta plataforma digital completa, tecnologia que vai facilitar em muito o ensino para os alunos da graduação, especialização e residência. Este avanço digital dentro da educação é fundamental, facilitando tanto a transmissão quanto à absorção do conhecimento. E o resultado é uma melhora no diagnóstico e no tratamento médico”, opina o professor Fábio Augusto de Carvalho, que ministra a disciplina de Anatomia Topográfica e Descritiva no curso de Medicina da Unipar.

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